Questões comentadas de Concursos para Artes Cênicas

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Com base no Código de Ética e Conduta do Sesc-DF, assinale a alternativa correta.

  • A Segundo este Código, o Sesc-DF não considera como colaboradores os prestadores de serviços temporários ou as instituições privadas prestadoras de serviço, mas, sim, seus empregados e as instituições públicas com as quais mantém relacionamento.
  • B Este Código estabelece os princípios e os valores de conduta ética a serem observados e praticados por dirigentes e empregados do Sesc-DF no relacionamento interno, mas não no relacionamento com os clientes e colaboradores.
  • C A Comissão de Ética poderá e deverá recorrer aos Códigos de Ética específicos de cada categoria profissional para análise da denúncia a ser apurada, caso julgue necessário.
  • D A Comissão de Ética Profissional será constituída por quatro membros titulares e quatro suplentes, indicados, pela Direção Regional do Sesc-DF, por meio de Ordem de Serviço, com mandato de dois anos, prorrogável por igual período.
  • E Caso o empregado do Sesc-DF manifeste, em questões de admissão, treinamento, promoção na carreira, ascensão a cargos ou demissão, preconceito e discriminação em função de raça, cor de pele, origem étnica, nacionalidade, posição social, idade, religião, gênero, orientação sexual, estética pessoal, condição física, mental ou psíquica, estado civil, opinião, convicção política ou qualquer outro fator de diferenciação individual, é obrigação da Comissão de Ética proceder à publicação/divulgação do nome deste empregado.

Em geral, utiliza-se o termo diversidade para advogar uma política de tolerância e respeito entre as diferentes culturas. Ele tem, entretanto, pouca relevância teórica, sobretudo por seu evidente essencialismo cultural, trazendo implícita a ideia de que a diversidade está dada, que ela pré-existe aos processos sociais pelos quais - em uma outra perspectiva - ela foi, antes de qualquer outra coisa, criada. Prefere-se, nesse sentido, o conceito de diferença, por enfatizar o processo social de produção da diferença e da identidade, em suas conexões, sobretudo com relações de poder e autoridade. Silva apud Candau, 2011. p. 245.
Vera Candau apresenta três grandes abordagens nos estudos do multiculturalismo: interativa ou interculturalidade; assimilacionista; e diferencialista ou monoculturalismo plural. A respeito dessas abordagens, assinale a alternativa correta.

  • A Para a autora, a abordagem diferencialista apresenta a visão de sociedade multicultural, porém uma política assimilacionista promove a integração de todos na sociedade, incorporados à cultura hegemônica. Ela usa como exemplo a política de universalização da escolarização, no que pese considerar que a instituição escolar possui um caráter monocultural e homogeneizador.
  • B O multiculturalismo assimilacionista parte da afirmação de que, quando se enfatiza a assimilação, termina-se por negar a diferença ou por silenciá-la. Logo, procura reconhecer a diferença, promovendo sua expressão em contexto específico, com a criação de verdadeiros apartheids socioculturais.
  • C O interculturalismo favorece o diálogo entre os saberes e as identidades, rompe com a ideia essencialista das culturas e das identidades e entende que a cultura está em processo constante de construção, desestabilização e reconstrução.
  • D O monoculturalismo plural promove a inter-relação entre diferentes sujeitos e grupos socioculturais.
  • E No multiculturalismo assimilacionista, são considerados os processos de hibridização cultural que mobilizam as identidades, reformulando-as permanentemente em mecanismos segundo os quais as culturas não são puras nem estáticas.

Quanto ao Grupo dos Mais Vividos e ao Programa Mesa Brasil, assinale a alternativa correta.

  • A Assim como o Grupo dos Mais Vividos, o Programa Mesa Brasil desenvolve um trabalho com idosos e oferece ações baseadas nas necessidades e nos interesses dos participantes, com atividades lúdicas e ocupacionais.
  • B Somente podem fazer parte do Grupo dos Mais Vividos pessoas com mais de 65 anos de idade que possuam a carteirinha do Sesc.
  • C Desde que encaminhada por médicos, com laudo comprovando a necessidade de participação em grupos de socialização, qualquer pessoa poderá participar de ambos os projetos.
  • D A ação do Programa Mesa Brasil realiza-se por meio de contatos e mobilização de particulares para arrecadação e doação de gêneros alimentícios excedentes e entrega desses donativos às instituições cadastradas no programa.
  • E O Programa Mesa Brasil funciona como um elo entre empresas doadoras e entidades receptoras, estimula a responsabilidade social por meio de uma rede de solidariedade formada por empresários, comerciantes, cooperativas, produtores rurais do DF e entorno e instituições e entidades que abrigam pessoas em situação de insegurança alimentar e vulnerabilidade social.

A respeito do Programa Esportivo Social e Cidadania (PESC) e do Sesc Olímpico, assinale a alternativa correta.

  • A O PESC é voltado para atletas com alto rendimento e proporciona a melhora na performance, além de estimular o espírito competitivo e a superação no desempenho
  • B As crianças selecionadas para participar do PESC são de escolas de cidades com os menores níveis de renda do DF que tenham proximidade com as unidades operacionais do Sesc-DF e apresentem problemas de infraestrutura urbana, além de poucas possibilidades de assistência em saúde, esporte, lazer e educação complementar.
  • C O projeto Sesc Olímpico atende crianças de sete a doze anos de idade, matriculadas em escolas da rede pública da Vila Estrutural e de Taguatinga Sul. Elas recebem atendimento na unidade do Sesc Taguatinga Sul, usufruindo de infraestrutura em lazer, esporte, cultura, saúde e assistência.
  • D Lançado em 2009, o projeto Sesc Olímpico trabalha com jovens com idade entre catorze e dezoito anos as mais diversas modalidades de lutas, como, por exemplo, o judô e o boxe.
  • E A programação do Sesc Olímpico inclui atividades esportivas e de lazer, reforço escolar e nutricional, educação para a saúde, informações sobre o meio ambiente e cidadania e oficinas.

O Sesc consiste em um(uma)

  • A instituição privada, mantida por contribuição social de caráter compulsório, incidente sobre a folha de pagamento de empresas do setor.
  • B instituição sem fins lucrativos, com autonomia em sua atuação em âmbito regional e voltada para o bem-estar social de seus empregados, não atendendo à comunidade em geral.
  • C dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina.
  • D rede de instituições paraestatais brasileiras de atuação em âmbito nacional.
  • E associação civil com fins educacionais e não lucrativos, de utilidade pública federal.