Questões comentadas de Concursos para Assistente Técnico - Informática

Limpar Busca

O texto tem caráter

  • A literário, o que se justifica pelo discurso ficcional, e representa de modo estereotipado e cômico alguns personagens à margem dos registros históricos oficiais.
  • B documental, embora não exclua certa subjetividade, e chama a atenção para a importância de pessoas comuns na construção da identidade amazonense.
  • C confessional, visto que tem como ponto de partida a experiência de vida da autora, e destaca a trajetória de homens comuns que ganharam notabilidade com o tempo.
  • D jornalístico, haja vista ater-se a fatos da esfera pública, e objetiva informar os leitores sobre como Manaus se construiu a partir do trabalho escravo.
  • E didático, por divulgar informações de maneira categórica e impessoal, e assume um tom apelativo ao apresentar figuras públicas de prestígio como pessoas do povo.

Uma das críticas expressas no texto recai sobre

  • A a falta de fiscalização dos navios de escravos que chegaram ao Brasil após a lei de 1831.
  • B o fato de os brasileiros desconhecerem a importância de Apolinária para a emancipação dos escravos.
  • C o tratamento degradante dado aos africanos em seu trajeto até os portos brasileiros no século XIX.
  • D a maneira como historiadores negligenciaram a participação africana na sociedade amazonense.
  • E o modo subserviente como escravos recém-libertos se relacionavam com seus antigos senhores.

A grafia de história, em minúscula no penúltimo parágrafo, e a de História, iniciada por maiúscula no último parágrafo, enfatizam a distinção estabelecida entre os dois usos do vocábulo, empregado, respectivamente, com os sentidos de

  • A particularidade e coletividade.
  • B invenção e fato.
  • C certeza e dúvida.
  • D universalidade e individualidade.
  • E emoção e razão.

A autora explicita uma conjectura na seguinte passagem do texto:

  • A Era junho de 1855 quando Apolinária, 24 anos, cabinda, africana livre, afinal desembarcou no porto de Manaus. (2° parágrafo)
  • B Com isso, os africanos livres chegaram aos quatro cantos do Império, inclusive ao Amazonas. (2° parágrafo)
  • C Diferente dos outros, não ia precisar se mudar para o outro lado do igarapé. (4° parágrafo)
  • D Apolinária foi designada para trabalhar na recém-instalada Olaria Provincial. (3° parágrafo)
  • E O diretor dos Educandos, certamente mal informado pela boataria maledicente, a demitiu do cargo [...]. (4° parágrafo)

O comentário que interpreta adequadamente o vocábulo destacado, em seu contexto, está em:

  • A Sei que vocês nunca ouviram falar de Apolinária. (1° parágrafo) – refere-se a um número reservado de historiadores, público-alvo do texto, a quem a autora se reporta com formalidade e deferência.
  • B [...] deviam prestar serviços ao Estado ou a particulares por 14 anos até sua emancipação. (2° parágrafo) – refere-se aos senhores de escravos e expressa ideia de posse.
  • C Diferente dos outros, não ia precisar se mudar para o outro lado do igarapé. (4° parágrafo) – refere-se a um sujeito indeterminado, que não se pode deduzir da leitura do texto.
  • D O diretor dos Educandos [...] a demitiu do cargo [...]. (4° parágrafo) – refere-se a Apolinária e indica que ela sofre a ação do verbo demitir.
  • E [...] iluminar cenas da vida desta cidade que estavam nas sombras. (5° parágrafo) – refere-se a cidade e poderia ser substituído por a qual.