Questões comentadas de Concursos para Atendente de Educação Infantil

Limpar Busca

Nos trechos “Esse sistema de crenças age como um filtro [...]”(2º parágrafo) e “[...] existem pessoas que, mesmo diante da adversidade, conseguem alcançar seus objetivos.” (3º parágrafo), os elementos linguísticos sublinhados expressam, CORRETA e respectivamente, sentidos de:

  • A Comparação e concessão.
  • B Causa e consequência.
  • C Comparação e finalidade.
  • D Conformidade e concessão.

Há uma imensa gama de atividades que podem ser realizadas com as crianças pequenas e os bebês, e para cada uma delas existe um universo de materiais. Em relação aos materiais, aos equipamentos e aos repertórios que despertam o interesse infantil, analisar os itens abaixo:

I. Brinquedos coloridos, brilhantes e que façam barulho, brinquedos para empilhar, martelar, puxar e empurrar, objetos flutuantes, fios com contas e trapézios para o berço.

II. Brinquedos desmontáveis e de encaixar, blocos e argolas para empilhar, livros-brinquedo, brinquedos musicais, carrinhos com rodas, objetos para caixa de areia, blocos e bolas de diversos tamanhos.

III. Utensílios domésticos de plástico, metal, palha e madeira tornam-se um convite ao jogo simbólico.

Estão CORRETOS:

  • A Somente os itens I e II.
  • B Somente os itens I e III.
  • C Somente os itens II e III.
  • D Todos os itens.

Na passagem do 3º parágrafo — Você deve estar pensando: “Ah, mas eu não tenho controle sobre o que acontece em minha vida. Há acontecimentos que impactam diretamente meus resultados, que me impedem de alcançar a realização.” — as aspas são empregadas com a finalidade de:

  • A Indicar o caráter informal do que é trazido, tendo em vista a recorrência de expressões coloquiais.
  • B Marcar o sentido conotativo do conteúdo enunciado, já que se trata de linguagem figurada.
  • C Apontar que os termos empregados não significam exatamente o que pretende dizer o autor do texto.
  • D Sinalizar uma passagem em discurso direto, a qual apresenta um possível pensamento atribuído ao leitor do texto.

Considerar as passagens do texto:


• “Nada no mundo tem um significado intrínseco”. (1º parágrafo)


• “[...] existem pessoas que, mesmo diante da adversidade, conseguem alcançar seus objetivos.”. (3º parágrafo)


Os termos sublinhados significam, no texto, CORRETA e respectivamente:

  • A Aleatório | Catástrofe.
  • B Inerente | Infortúnio.
  • C Exterior | Desamor.
  • D Próprio | Destino.

Considerar a passagem a seguir, adaptada do texto:

Os significados que atribuímos refletem nosso sistema de crenças, que, por sua vez, é formado a partir de valores que nos foram transmitidos e das experiências que tivemos.

Assinalar a alternativa cuja reescrita do trecho mantém o sentido e a correção gramatical:

  • A Os valores que nos transmitiram e as experiências que tivemos são a base para a formação dos significados atribuídos por nós, os quais, por sua vez, se refletem no nosso sistema de crenças.
  • B Os valores que nós transmitimos, assim como as experiências que vivemos compõem nossas crenças, as quais são fruto dos significados que atribuímos.
  • C Os valores que foram transmitidos a nós e também as experiências que tivemos são a base para a formação do nosso sistema de crenças, o qual, por sua vez, se reflete nos significados que atribuímos.
  • D Os valores que nós transmitimos, assim como as experiências que vivemos, compõem nossas crenças, as quais são fruto dos significados que atribuem a nós.