Questões comentadas de Concursos para Auditor de Controle Interno e Controlador Interno

Limpar Busca

De acordo com o texto a modernidade líquida é oposta a sólida, e é perceptível quando afirmamos:

  • A A primeira cobra uma vida rígida por parte do sujeito, enquanto a segunda busca um mundo de “paz e amor”
  • B A vida no mundo de modernidade líquida é muito melhor, uma vez que não há nada tão complexo se compararmos a modernidade sólida.
  • C A modernidade líquida veio com a modernidade e os avanços tecnológicos e retrata a vida acelerada da sociedade, enquanto a sólida com o próprio nome já diz foi pautada em relações duradouras nos diversos âmbitos da vida.
  • D A modernidade líquida só apresenta problemas para a vida cotidiana.
  • E O mundo seria melhor se nossas vivências fossem totalmente sólidas.

“As redes sociais e a internet serviram de instrumento para a intensificação do que Bauman chamou de amor líquido: a relação pseudoamorosa da modernidade líquida. Não se procura, como na modernidade sólida, uma companhia afetiva e amorosa como era na modernidade sólida, mas se procura uma conexão (que pode ser sexual ou não, sendo que a não sexual substitui o que era a amizade) que resulte em prazer para o indivíduo. O imperativo da modernidade líquida é a busca por prazer a qualquer custo, mesmo que utilizando pessoas como objetos. Aliás, na modernidade líquida, o sujeito torna-se objeto.”

De acordo com o trecho destacado, podemos afirmar:

I. Na modernidade líquida o sujeito não pode ser objeto.
II. Na modernidade líquida as relações são fluídas e as pessoas muitas vezes são objeto.
III. A modernidade líquida só apresenta problemas, uma vez que, não existe amor entre as pessoas.

Marque a afirmativa correta:

  • A A alternativa II.
  • B As alternativas II e III.
  • C Somente a alternativa I está correta.
  • D Todas as alternativas estão corretas.
  • E Apenas III está correta.

“O consumo tornou-se um imperativo na modernidade líquida. Criou-se todo um aparato para que o capitalismo consiga progredir desenfreadamente por meio do consumo irracional. Para além do que o filósofo e sociólogo alemão Karl Marx observou em sua época, um fetiche pelo consumo, criou-se um fetiche pelas marcas, deixando de importar o produto em si, mas a sua fabricante e o seu preço.”

 Sobre ‘Modernidade Líquida e Consumo’ é incorreto afirmar:

  • A O consumo na modernidade líquida apresenta um aparato moderno de consciência por meio das redes sociais.
  • B As mídias sociais incentivam o consumo desenfreadamente.
  • C O consumo exagerado faz com que o consumidor até esqueça a serventia do que consome e a preocupação central é a marca e o preço.
  • D O capitalismo sustenta uma engrenagem de consumo inconsciente e crescente.
  • E O que mais importa no mundo líquido do consumo é a marca, o preço, o aparentar.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Disponível em: https://www.ebiografia.com/clarice_lispector/



Ao analisar a imagem acima, podemos afirmar que a biografia é um texto: 

  • A Argumentativo.
  • B Expositivo.
  • C Narrativo.
  • D Descritivo.
  • E Instrucional.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


No 2º quadro da tirinha acima um dos personagens fala “Meu amor é uma caravana de rosas vagando num deserto inefável de paixão”.
Nessa fala temos um exemplo de:
  • A Metáfora.
  • B Hipérbole.
  • C Elipse.
  • D Antítese.
  • E Sinestesia.