Questões comentadas de Concursos para Auxiliar de Educação A - 1

Limpar Busca
Sentido conotativo ou sentido figurado é a linguagem que utiliza as palavras, expandindo o significado literal, pois emprega um novo sentido, incomum, circunstancial, o qual depende do contexto em que estão inseridas. Trata-se de um exemplo de linguagem conotativa: 
  • ANão sei há quantos anos existe a Casa Loubet, na Rua Sete de Setembro.” (10º§)
  • BOntem, porém, choveu demais, e eu precisava ir a três pontos diferentes de meu bairro.” (2º§)
  • CO freguês vulgar e ocasional, este o irrita, e ele se aproveita da primeira distração para fugir.” (7º§)
  • DTenho apanhado muita chuva, dado muita corrida, me plantado debaixo de muita marquise, mas resistido.” (1º§)
Considerando as características textuais e semânticas, o texto configura-se como narrativo. Dessa forma, podemos afirmar que predominam
  • A Comparações.
  • B Alusões históricas.
  • C Argumentos consensuais.
  • D Argumentos de autoridade.
No período “Nada disso, entretanto, lhe tira o ar honrado.” (8º§), a coerência textual seria prejudicada caso a expressão em destaque fosse substituída por, EXCETO: 
  • A Todavia.
  • B No entanto.
  • C Não obstante.
  • D Por conseguinte.
Considerando que as palavras são polissêmicas e têm o seu valor – sentido – determinado pelo contexto, é correto afirmar que o adjetivo “encanecida” em “É respeitável como um guarda‐chuva me convém para resguardo da cabeça encanecida, [...]” (11º§) equivale a 
  • A cheia.
  • B visível.
  • C grisalha.
  • D fatigada.
O assunto principal do texto é:
  • A O hábito de usar guarda-chuva.
  • B A resistência de um artefato à modernização.
  • C O uso permanente e futurista de um objeto austero.
  • D O guarda-chuva como objeto supérfluo, porém original.