Questões comentadas de Concursos para Auxiliar de Ensino

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Escolha a palavra correta (entre aquelas colocadas entre parênteses). Considere o texto lido.


◾ (Embora/Posto que) Marcela tenha amado Xavier, manteve relacionamento com outro também.

◾ (Como/Conquanto) não tinha mais dinheiro, recorreu ao pai.

◾ Não iria ao seu encontro (mesmo que/desde que) me implorasse.

◾ Xavier ficou triste (depois/assim que) que Marcela o deixou.

◾ Marcela tinha dois amantes: Xavier e outro. (Este/Esse/aquele) pedia dinheiro ao pai; (aquele/esse/este) a deixou.


Assinale a alternativa que indica as palavras corretas, na sequência.

  • A Posto que • Conquanto • mesmo que • assim que • esse • aquele
  • B Posto que • Como • desde que • depois • esse • aquele
  • C Embora • Conquanto • desde que • assim que • este • esse
  • D Embora • Como • mesmo que • depois • este • aquele
  • E Embora • Conquanto • mesmo que • assim que • esse • este

Assinale a alternativa correta.

  • A A crase em “resistir à evidência” tem a mesma justificativa da colocada em: “perceber à loucura”.
  • B Se no lugar do verbo “gastar”, em “Gastei trinta dias”, colocássemos o verbo “fazer”, este deveria ir para o plural.
  • C Em: “regemos o Xavier e eu”, se fosse trocada a ordem do sujeito composto, também o verbo, obrigatoriamente, sofreria alteração.
  • D Em: “quando a credulidade não pôde” manteve-se o acento circunflexo na palavra sublinhada para respeitar o texto original, escrito antes da última reforma ortográfica.
  • E Em: “Foi-me preciso coligir dinheiro, multiplicá-lo, inventá-lo”, a coesão textual foi estabelecida por anáfora, ou seja, pela retomada de um termo já mencionado.

Assinale a alternativa correta.

  • A A frase “Teve duas fases a nossa paixão” está na ordem indireta: (predicado + sujeito).
  • B Na frase: “não o era de graça”, em seu contexto, o pronome “o” refere-se diretamente ao amor de Marcela, retronando essa palavra.
  • C Na frase: “ele dava-me tudo o que lhe pedia”, há exemplo claro de que o sujeito precisa concordar com seu objeto.
  • D Na frase: “e induzi-a a desviar alguma cousa (sic), que me dava às escondidas”, a palavra “que” é um elemento coesivo com valor de causa.
  • E Em: “mas o asno da paciência”, a palavra “mas” tem valor aditivo.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ). ( ) Refletir sobre uma Pedagogia da Infância e, consequentemente, sobre a formação dos respectivos professores, pressupõe reconhecer a criança como sujeito de direitos.


( ) A Pedagogia da Infância defende uma concepção de criança que vivencia diferentes infâncias em tempos e espaços sociais diversificados, considerando seu contexto de vida mais imediato, suas necessidades, peculiaridades e diferenças culturais, étnicas e de gênero.

( ) A Pedagogia da Infância requer que se pense para além das fronteiras institucionais, que separam a Educação Infantil do Ensino Fundamental e vice-versa, sem perder de vista as especificidades que as constituem.

( ) A Pedagogia da Infância defende a importância de garantir a inclusão de práticas próprias da Educação Infantil nos anos iniciais e a uniformização de práticas escolares.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A V • V • V • F
  • B V • V • F • V
  • C V • F • V • V
  • D V • F • V • F
  • E F • V • V • V

Assinale a alternativa correta, considerando pontuação, crase e vícios de linguagem.

  • A O pai referiu-se àquela atitude do filho com certa frieza.
  • B Nunca, em tempo nenhum viu-se amor tão grande.
  • C Marcela, ensinou a Xavier, o valor de seu amor.
  • D Os amantes assumiram seu relacionamento, e foram felizes para sempre.
  • E Pôs-se à pensar sobre a possibilidade de, naquele dia, recorrer à mãe.