Questões comentadas de Concursos para Complexidade Intelectual - Direito

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A argumentação desenvolvida ao longo do texto está orientada no sentido de persuadir o leitor a concluir que, no Brasil:

  • A a injustiça social na educação corrige-se com a melhoria do ensino público de primeiro e segundo graus, não com a instituição de um sistema de cotas para o vestibular.
  • B o racismo e a discriminação social constituem uma realidade, o que justifica o sistema de cotas estabelecido pelo governo para o acesso às universidades.
  • C um sistema de cotas voltado apenas para os jovens já prejudicados pelas péssimas escolas públicas é a solução para acabar com a injustiça no ensino.
  • D a proposta de um sistema de cotas para ingresso nas universidades é obra de governantes que não admitem o fato de pobres crescerem na vida.
  • E em breve teremos a generalização da prática de cotas, o que tornará o vestibular praticamente dispensável como forma de acesso à universidade.

Na argumentação desenvolvida, o enunciado destinado a justificar ponto de vista emitido no período imediatamente anterior é:

  • A “Mas frequentemente parece que eles são abordados de forma desfocada." (parágrafo 1)
  • B “Diz-se que esse perfil não se repete na universidade." (parágrafo 2)
  • C “Não é dada a elas a oportunidade de aprender a crescer, por causa de uma educação pública básica e média medíocres." (parágrafo 5)
  • D “Qualquer solução que envolva critérios de raça ou pobreza não contribui para eliminar a discriminação." (parágrafo 6)
  • E “Para as pessoas já prejudicadas, as cotas são um mecanismo compensatório, que pode reduzir, mas não eliminar, o prejuízo." (parágrafo 7)

A alternativa em que o autor recorre à adjetivação para fazer a avaliação ou valoração pessoal de um dado da realidade é:

  • A perfil étnico ou econômico. (parágrafo 3)
  • B grande injustiça. (parágrafo 5)
  • C discriminação social. (parágrafo 6)
  • D jovens mais velhos. (parágrafo 7)
  • E atual ensino público. (parágrafo 8)

Pode-se sinalizar o vínculo semântico entre o terceiro e quarto parágrafos do texto, introduzindo este último por:

  • A contudo.
  • B ademais.
  • C não obstante.
  • D assim.
  • E aliás.

Altera-se o sentido do enunciado no texto com a substituição do termo em destaque proposta em:

  • A “Temos, SEM DÚVIDA, sérios problemas [...]" (parágrafo 1) / decerto.
  • B “[...] que se refletem TAMBÉM nas universidades [...]" (parágrafo 1) / outrossim.
  • C “ALÉM DE cotas no vestibular, em breve teremos propostas [...]" (parágrafo 4) /Ademais de.
  • D “[...] MAS SIM a ausência dessas classificações [...]" (parágrafo 6) / senão.
  • E “JÁ uma proposta que contemple apenas a questão das cotas [...]" (parágrafo 9) / Neste momento.