Questões comentadas de Concursos para Comunicador Social/Designer Gráfico

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De acordo com Caldwell e Zappaterra (2014), no design editorial, é necessário construir fundações sólidas, desde a escolha do formato, da criação das grades (ou grids) ao uso da hierarquia, por exemplo, pois elas são importantes para garantir o fluxo e o ritmo de uma publicação durante um trabalho que sofre constantes mudanças. Tendo em vista um projeto de design dessa natureza, analise as assertivas a seguir:


I. Os diagramas de uma coluna funcionam bem em documentos simples. Já projetos para publicações com hierarquia complexa ou que integrem textos e imagens, diagramas de múltiplas colunas (quanto mais colunas, mais flexível o diagrama) ou modulares são mais indicados.

II. Em softwares como o InDesign, uma imagem “colada” sobre a página pode ser “embutida” no arquivo para que uma cópia seja armazenada. Assim, a opção recomendada é vinculá-la, para que o arquivo de imagem original permaneça como cópia única e quaisquer mudanças posteriores sejam reproduzidas automaticamente na página.

III. Em projetos para publicações digitais, as larguras de coluna podem ser variáveis, ou seja, o aplicativo de leitura ajusta o texto automaticamente conforme a largura da tela e sua orientação, a partir das definições contidas na linguagem CSS do documento web.

IV. Outra questão editorial importante, tanto em projetos editoriais impressos quanto digitais, é o controle de órfãs e viúvas. Para tanto, alguns ajustes são recomendados, como os de kerning ou tracking, ou quebras de linha, remoção de palavras e hifenização.

V. Entre os fatores de design editorial que constituem a identidade de uma publicação, estão a construção da repetição e do fluxo. Se dão na forma de tons, alinhamentos, estrutura de grade, posicionamento da tipografia, cores e tamanhos, entre outros, que permitem ao designer criar um fluxo consistente, mas com margem para variações e fluidez, pois a repetição em cada página é raramente desejável.


Quais estão corretas? 

  • A Apenas I e V.
  • B Apenas III e IV.
  • C Apenas I, II e V. 
  • D Apenas II, III e IV. 
  • E I, II, III, IV e V. 

De acordo com Villas-Boas (2008), considerando a pré-impressão, há três classes de formatos de arquivos que dão fluxo à produção. A diferença entre eles se refere à forma como atuam na rapidez desse processo e à sua garantia de fidelidade com o projeto original. Assim, há a classe dos chamados arquivos ___________, a dos arquivos ___________ e a do formato ___________. A primeira classe são os arquivos gerados pelos próprios programas de editoração eletrônica utilizando seus formatos próprios (.ind, .ai, .cdr etc.), os quais envolvem mais riscos. Já a segunda é uma linguagem de descrição de página que contém instruções para impressão de uma página por uma impressora que, quando decodificada (realizada pelo RIP), cria uma imagem que tem base em pontos de alta resolução. O último formato, segundo o autor, é o mais indicado e caminha para se tornar o modelo do mercado. Seus padrões são também recomendados pela Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG) e pela International Organization for Standardization (ISO). Este último prevê arquivos seguros e confiáveis, gerados de modo universal, permitindo seu uso por todos sistemas de fluxo de trabalho gráfico, independentemente do aplicativo ou plataforma em que foram criados.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • A digitais – CtPress – CtP 
  • B abertos – PostScript – PDF
  • C nativos – CtP – CtPress 
  • D abertos – PDF/X-1 – PostScript 
  • E nativos – PDF/X-3 – PSD 

Programas de edição de bitmaps oferecem muitas maneiras de manipular imagens. Considerando alguns ajustes de imagens possíveis no Photoshop, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as ferramentas abaixo às suas respectivas funcionalidades.


Coluna 1


1. Matiz/Saturação (Hue/Saturation).

2. Equilíbrio da cor (Color Balance).

3. Curvas (Curves).

4. Níveis (Levels).

5. Corresponder cor (Match Color).


Coluna 2


( ) Divide o leque tonal da imagem em sombras, meios-tons e realces, e permite que você ajuste a cor de qualquer uma das opções movendo os deslizadores entre cores primárias opostas. Os valores exibidos acima dos controles deslizantes mostram as alterações de cor para os canais RGB. Esses valores podem variar de -100 a +100.

( ) É possível ajustar as três propriedades fundamentais da cor de um componente de cor específico em uma imagem ou ajustar simultaneamente todas as cores em uma imagem. Esse ajuste é especialmente bom para fazer ajustes finos de cores em uma imagem CMYK de forma que elas fiquem dentro do gamut de um dispositivo de saída.

( ) Inicialmente, a tonalidade da imagem é representada como uma linha diagonal em um gráfico. No ajuste de uma imagem RGB, a área superior direita do gráfico representa os realces, e a área inferior esquerda, as sombras. O eixo horizontal do gráfico representa os níveis de entrada (valores de imagem originais), e o vertical, os níveis de saída (novos valores ajustados). Conforme se adiciona pontos de controle à linha e os move, são realizados os ajustes de imagem.

( ) Esse comando analisa a paleta de cores de uma imagem (a imagem de origem) e a aplica a outra imagem (a imagem de destino).

( ) É possível usar esse ajuste para corrigir a faixa de tons e o equilíbrio de cores de uma imagem, ajustando a intensidade das sombras, tons médios e realces da imagem. Esse histograma atua como um guia visual para o ajuste de tons de registro da imagem.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

  • A 1 – 5 – 2 – 3 – 4.
  • B 2 – 5 – 4 – 1 – 3.
  • C 5 – 2 – 3 – 4 – 1.
  • D 2 – 1 – 3 – 5 – 4.
  • E 1 – 2 – 5 – 4 – 3. 

De acordo com Dondis (2007), entre todas as técnicas visuais, nenhuma é mais importante para o controle de uma mensagem visual do que o contraste. Com base nesse aspecto da Sintaxe da Linguagem Visual, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) É a força compositiva em busca da harmonia, pois busca-se resolver a tensão no mecanismo perceptivo (eixo sentido).

( ) Quando a composição se aproxima das expectativas, tem-se uma composição aguçada, chocante, contrastante.

( ) As principais formas de contraste são cor, peso, forma e escala.

( ) Em uma composição, procura-se conduzir o olhar para pontos estratégicos. Esses pontos determinam a área axial em uma composição, aquilo que é olhado em primeiro lugar, e o uso da hierarquia é eficaz como princípio de contraste. 

( ) Em um projeto, a composição deve evitar variações bruscas no tamanho dos elementos, de modo a não confundir a percepção das mensagens.


 A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A F – V – F – F – V.
  • B V – V – V – F – F.
  • C F – F – V – V – F.
  • D V – F – F – F – V.
  • E V – V – F – V – F.

Para Alina Wheeler (2012), a identidade da marca “é tangível e faz apelo para os sentidos. Você pode vê-la, tocá-la, agarrá-la, ouvi-la, observá-la se mover. A identidade da marca alimenta o reconhecimento, amplia a diferenciação e torna grandes ideias e significados mais acessíveis”. Em relação ao design de identidade da marca, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Os chamados stakeholders representam aquele grupo principal de clientes diretos da marca, já que afetam o seu sucesso. Identificá-los é um processo contínuo que visa mapear comportamentos, necessidades e percepções desse público a fim de aproveitar as oportunidades. 

( ) A gestão de marcas, também chamada de branding, é um processo que desenvolve a conscientização e amplia a fidelidade do cliente. É uma forma de atribuir valor à marca para expressar por que as pessoas deveriam escolher uma marca e não outra, movida pelo desejo de liderar, aproveitar oportunidades  e superar a concorrência.

( ) O posicionamento leva em conta o mix dos quatro “Ps” do marketing, que dimensionam e afetam as vendas. Tendo por base uma estratégia de marca eficaz, propõe uma diferenciação, a vantagem competitiva e uma proposta de valor que é única.

( ) A assinatura visual é a combinação específica e inegociável da marca comercial e do logotipo. Deve ser exclusiva, durável e sustentável. As melhores assinaturas têm zonas de isolamento para proteger sua presença. Uma empresa pode ter várias assinaturas visuais para diferentes linhas de negócios, incluindo ou não uma tagline

( ) Quase tudo que serve para distinguir produtos e serviços pode ser registrado como marca. Nomes, símbolos, logotipos, taglines, slogans, design de embalagem e de produtos, cores e som – tudo isso são ativos de identidade de marca que podem ser registrados oficialmente e protegidos de litígios futuros. No Brasil, o registro de marcas é feito pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). 


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

  • A V – F – F – V – F.
  • B F – V – F – F – F.
  • C F – V – V – F – V.
  • D V – F – V – F – F.
  • E F – V – V – V – V.