Questões comentadas de Concursos para Condutor Mecânico

Limpar Busca

Um bom clima com os(as) colegas a bordo no qual prevaleça a cooperação é um fator muito importante para os(as) marítimos embarcados(as).
Assim sendo, o moço de convés foi elogiado quando incentivou a cooperação

  • A usando argumentos ilógicos e irracionais, para defender os seus pontos de vista na realização da limpeza da embarcação.
  • B convencendo colegas a tomarem posições contrárias aos membros de outros grupos, durante as manobras de atracação.
  • C apresentando a colegas, de forma dissimulada, suas necessidades diante das dificuldades na execução da pintura do convés.
  • D buscando a satisfação dos seus próprios interesses, independentemente do impacto que isso terá no seu grupo.
  • E optando por uma situação de ganha-ganha, numa discussão com colegas sobre qual a melhor forma de limpar os tanques.

Os extintores de incêndio são equipamentos portáteis destinados ao combate a um princípio de incêndio. Para cada classe de fogo, existe um ou mais tipos de agentes extintores específicos, sendo classificados conforme sua destinação e emprego nas três classes de incêndio.
Dessa forma, os agentes extintores corretos para o combate a um princípio de incêndio em um motor elétrico são

  • A espuma mecânica e água pressurizada
  • B espuma mecânica e pó químico seco
  • C pó químico seco e água pressurizada
  • D água pressurizada e gás carbônico
  • E pó químico seco e gás carbônico

O texto pode ser dividido em duas grandes partes. Na primeira parte, apresenta-se a explicação sobre as características do lixo marinho.
Na segunda parte, a partir do quarto parágrafo, apresentam-se

  • A campanhas de educação ambiental nas escolas.
  • B comparações com outros países sobre ações legais.
  • C fenômenos da natureza provocados por essa poluição.
  • D iniciativas de estudo e redução dos impactos ambientais.
  • E leis criadas para reduzir o impacto no meio ambiente.

O trecho que apresenta uma descrição das fontes terrestres de lixo marinho é:

  • A “Os oceanos suportam toda essa sobrecarga? A resposta vem de análises que constatam sérios danos aos ecossistemas oceânicos: o lixo marinho, portanto, já é um grave problema ambiental.” (parágrafo 1)
  • B “O lixo de origem humana que entra no mar está presente nas imagens, hoje comuns, de animais emaranhados em materiais de todo tipo ou que ingeriram ou sufocaram com diferentes itens.” (parágrafo 2)
  • C “Também é conhecida a imensa mancha de lixo que se acumula no chamado ‘giro’ do oceano Pacífico Norte – os giros, existentes em todos os oceanos, são áreas em torno das quais se deslocam as correntes marinhas.” (parágrafo 2)
  • D “Detritos orgânicos (vegetais, animais, fezes e restos de alimento) não são considerados lixo marinho, porque em geral se decompõem rapidamente e se tornam nutrientes e alimentos para outros organismos.” (parágrafo 3)
  • E “depósitos e descartes incorretos feitos em terra e levados para os rios pelas chuvas e daí para o mar, onde também chegam carregados pelo vento e até pelo gelo.” (parágrafo 3)

O trecho do texto que aponta uma das causas para o aumento da preocupação mundial sobre o lixo marinho a partir da década de 80 é:

  • A “O lixo de origem humana que entra no mar está presente nas imagens, hoje comuns, de animais emaranhados em materiais de todo tipo ou que ingeriram ou sufocaram com diferentes itens.” (parágrafo 2)
  • B “Também é conhecida a imensa mancha de lixo que se acumula no chamado ‘giro’ do oceano Pacífico Norte – os giros, existentes em todos os oceanos, são áreas em torno das quais se deslocam as correntes marinhas.” (parágrafo 2)
  • C “Detritos orgânicos (vegetais, animais, fezes e restos de alimento) não são considerados lixo marinho, porque em geral se decompõem rapidamente e se tornam nutrientes e alimentos para outros organismos.” (parágrafo 3)
  • D “Os impactos ligados à presença do lixo no mar começaram a ser observados a partir da década de 1950, mas somente em 1975 foi definido o termo ‘lixo marinho’, hoje consagrado.” (parágrafo 5)
  • E “a contínua e crescente substituição, em vários tipos de utensílios, de materiais naturais pelos sintéticos – estes, como o plástico, resistem por mais tempo à degradação no ambiente marinho e tendem a se acumular” (parágrafo 6)