Questões comentadas de Concursos para Consultor Legislativo - Área XIII - Tarde

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O Art. 7º da Lei nº 12.587/12 (Política Nacional de Mobilidade Urbana) apresenta os seguintes objetivos:


I. reduzir as desigualdades e promover a exclusão social;

II. promover o acesso aos serviços básicos e equipamentos sociais;

III. proporcionar melhoria nas condições urbanas da população no que se refere à acessibilidade e à mobilidade.


Está correto o que se afirma em 

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D I e III, apenas.
  • E I, II e III.

Os artigos 5º, 6º e 7º da Lei nº 12.587/12 (Política Nacional de Mobilidade Urbana) tratam de princípios, diretrizes e objetivos. Nesse sentido, relacione os itens a seguir.


1. Princípios

2. Diretrizes

3. Objetivos 


(   ) acessibilidade universal.

(   ) integração entre os modos e serviços de transporte urbano.

(   ) equidade no acesso dos cidadãos ao transporte público coletivo.

(   ) reduzir as desigualdades e promover a inclusão social. 


Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada. 

  • A 1 – 2 – 1 – 3.
  • B 1 – 2 – 2 – 3.
  • C 2 – 1 – 1 – 2.
  • D 3 – 1 – 2 – 3.
  • E 1 – 1 – 1 – 3.

Para uma rodovia brasileira, verificou-se um fluxo de tráfego (q) correspondente a 4000 veículos/hora. O headway, em segundos/veículo, é igual a

  • A 0,8.
  • B 60.
  • C 1,11.
  • D 0,90.
  • E 4000.

Com relação ao regime econômico e financeiro da concessão da prestação de serviços públicos, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A tarifa de remuneração da prestação do serviço de transporte público coletivo deverá ser constituída pelo preço público cobrado do usuário pelos serviços somado à receita oriunda de outras fontes de custeio, de forma a cobrir os reais custos do serviço prestado ao usuário por operador público ou privado, sem a remuneração do prestador. ( ) A existência de diferença a menor entre o valor monetário da tarifa de remuneração da prestação do serviço de transporte público de passageiros e a tarifa pública cobrada do usuário denomina-se déficit ou subsídio tarifário. ( ) Caso o poder público opte pela adoção de subsídio tarifário, o superávit originado deverá ser coberto por receitas extratarifárias, receitas alternativas, subsídios orçamentários, subsídios cruzados intrassetoriais e intersetoriais provenientes de outras categorias de beneficiários dos serviços de transporte, dentre outras fontes, instituídos pelo poder público delegante.
As afirmativas são, respectivamente,

  • A F – F – V.
  • B V – V – F.
  • C F – F – F.
  • D V – V – V.
  • E F – V – F.

Assinale a opção que apresenta a principal função de uma eclusa no contexto da navegação fluvial e marítima.

  • A Controlar a poluição nos corpos d’água, filtrando resíduos dos navios que passam por ela.
  • B Regular o nível da água em rios e canais, prevenindo inundações em áreas adjacentes.
  • C Facilitar a transposição de barreiras naturais, como quedas d'água ou diferenças de altitude, permitindo a passagem de embarcações.
  • D Purificar a água utilizada na navegação, assegurando a preservação dos ecossistemas aquáticos.
  • E Servir como ponto de controle alfandegário, inspecionando mercadorias transportadas por navios e embarcações.