Questões comentadas de Concursos para Coordenador Social

Limpar Busca

Analise a frase a seguir.
“O IDMS é uma ferramenta por meio da qual se busca quantificar o grau de desenvolvimento econômico municipal, considerando indicadores socioculturais, econômicos, ambientais e de política institucional, que medem o quão sustentável e flexível é o crescimento do município que o aplica.”
Assinale a alternativa correta sobre a frase.

  • A O verbo “medem” concorda com um sujeito composto.
  • B Se antes de “que medem” foi empregada a vírgula, igualmente deveria ter sido empregada antes de “que o aplica”
  • C Na frase, apenas substantivos e adjetivos estão flexionados no plural.
  • D Em “o IDMS é uma ferramenta por meio da qual se busca quantificar o grau de desenvolvimento econômico municipal”, ocorrem três pronomes e três adjetivos.
  • E Os pronomes relativos sublinhados têm função anafórica e retomam, respectivamente, “ferramenta”, “indicadores socioculturais, econômicos, ambientais e de política institucional” e “município”

De acordo com o texto 1, é correto o que se afirma em:

  • A Quando o texto foi publicado, o polo industrial de Cunha Porã tinha 90% de ocupação.
  • B Em comparação com municípios da Região Oeste de Santa Catarina, Cunha Porã tem um IDMS mais elevado do que o município de Maravilha.
  • C Em Cunha Porã, o elevado IDH é alavancado exclusivamente pelo crescimento das atividades econômicas do polo industrial.
  • D O IDH e o IDMS de Cunha Porã indicam que no município são adotadas boas estratégias de gestão para manutenção do crescimento e desenvolvimento agrícola e industrial sem que haja o colapso urbano.
  • E O projeto de ocupação territorial e colonização faz do Município de Cunha Porã (SC) um local interessante para o desenvolvimento de diferentes empreendimentos e com significativo índice de desenvolvimento humano (IDH).

São objetivos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos:

  • A Promover acesso aos demais serviços setoriais, contribuindo para o usufruto de direitos.
  • B Prevenir a ruptura dos vínculos familiares e comunitários, possibilitando a superação de situações de fragilidade social vivenciadas.
  • C Promover aquisições sociais e materiais às famílias, potencializando o protagonismo e a autonomia das famílias e comunidades.
  • D Promover acessos a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais, contribuindo para a inserção das famílias na rede de proteção social de assistência social.
  • E Fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva.

Assinale a alternativa correta quanto à pontuação.

  • A O interlocutor, armou-se de sapiência, e meteu-se a filosofar sobre certezas e incertezas, que sustentam a vã filosofia.
  • B Caso você conheça as fontes de informação, sobre a história, o significado das cores e desenhos dos símbolos municipais previstos em leis, decretos ou portarias municipais referentes à bandeira e ao brasão, de Cunha Porã (SC), por favor nos informe.
  • C Em 1992 foram colhidos 150 hectares de laranja, entretanto, em 2011 somente 3 hectares foram colhidos, depois foi interrompido o cultivo dessa cultura.
  • D No início da década de 1930, quando já se esgotavam os lotes disponíveis em Palmitos, os imigrantes alemães católicos destinavam-se para São Carlos e Saudades; os de origem italiana, para São Domingos, hoje Caibi.
  • E O colega pediu a palavra e irritado falou: – Em não havendo quem se oponha podemos iniciar a votação, conforme foi previamente combinado, certo?

Assinale a frase em que os pronomes estão empregados de acordo com as normas da língua-padrão.

  • A Não quero que se modifique esse clima de entendimento que existe entre eu e você.
  • B Logo que as crianças chegaram à escola, levaram-nas para as respectivas salas, as quais ficavam atrás do parquinho.
  • C Oi, amiga, por favor, traga-me este carregador de celular que deixei ontem aí na sua casa.
  • D Professor, vim informá-lo que há alguns pais de alunos que querem falar consigo lá na secretaria do colégio.
  • E O rapaz se ajoelhou e, emocionado, assim falou: – Amo-lhe, querida, mais que tudo.