Questões comentadas de Concursos para Engenheiro de Produção Júnior

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As reticências utilizadas pelo autor no trecho “desabotoava a blusa até o estômago, enfiava a mão dentro dela e puxava para fora um seio lindo, liso, branco, aquele mamilo atrevido... E nós, meninos, de boca aberta...” (l. l50-53) assinalam uma determinada sensação.

O trecho em que semelhante sensação se verifica é:

  • A “Se estou com fome e gosto de queijo, eu como queijo...” (l. 2-3)
  • B “Procuro outra coisa de que goste: banana, pão com manteiga, chocolate...” (l. 4-5)
  • C “Enquanto varria e limpava, sofria ouvindo o pianista tocando uma música horrível: Bach, Brahms, Debussy...” (l. 22-24)
  • D “Mas eu comprava um mata-fome e ia para casa comendo o mata-fome bem devagarzinho...” (l. 64-66)
  • E “Ridendo dicere severum: rindo, dizer as coisas sérias...” (l. 69-70)

O trecho abaixo identifica um grupo de inovação tecnológica:

[...] Quando existe melhoria no que se faz e/ou aperfeiçoamento do modo como se faz, por acrescentar novos materiais, ou desenhos ou embalagens que tornam mais práticos produtos ou processos já anteriormente existentes, ou ainda acrescentando utilidades diferenciadas ou melhoras evidentes que os tornam mais desejados pelos seus clientes/consumidores e portanto mais competitivos.

Manual de Inovação – Movimento Brasil Competitivo, 2008.

Trata-se de grupo de inovação tecnológica

  • A incremental
  • B radical
  • C semirradical
  • D corrente
  • E sistemática

O acento grave está empregado de acordo com a norma- padrão em:

  • A Ensinar implica à necessidade de também aprender.
  • B Os professores sempre visam à evolução dos alunos.
  • C A educação se constrói à duras penas.
  • D Recorrer à métodos pedagógicos alternativos é fundamental.
  • E É importante criar discussões àcerca do ensino.

Por meio da leitura integral do texto, é possível inferir que o gosto pelo conhecimento

  • A é inerente a todos os indivíduos.
  • B se constitui num processo de afetividade.
  • C tem o desinteresse por consequência
  • D se vincula ao desejo efêmero de ensinar.
  • E se forma a partir da autonomia do sujeito.

O período “Terminada a aula, os meninos faziam fila junto à dona Clotilde, pedindo para carregar sua pasta.” (l.58-59) pode ser reescrito, mantendo-se o sentido original e respeitando-se os aspectos de coesão e coerência, da seguinte forma:

  • A Quando terminava a aula, os meninos faziam fila junto à dona Clotilde e pediam para carregar sua pasta.
  • B Porque terminava a aula, os meninos faziam fila junto à dona Clotilde, além de pedir para carregar sua pasta
  • C Ao terminar a aula, os meninos faziam fila junto à dona Clotilde, apesar de pedirem para carregar sua pasta.
  • D Terminando a aula, os meninos faziam fila junto à dona Clotilde, que pedia para carregar sua pasta.
  • E Embora terminada a aula, os meninos faziam fila junto à dona Clotilde, cujos pediam para carregar sua pasta.