Existe uma hierarquia de controle que estabelece uma ordem de prioridade para a determinação e a aplicação de medidas que visam minimizar os riscos no ambiente de trabalho.
Segundo essa hierarquia de controle, a ordem correta de aplicação dessas medidas é a seguinte:
- A estabelecimento de medidas de engenharia, estabelecimento de controles administrativos, uso de EPIs, eliminação do agente de risco e substituição do agente de risco.
- B estabelecimento do uso de EPIs, estabelecimento de medidas de controle de engenharia, estabelecimento de medidas de controles administrativos, eliminação do agente de risco e substituição do agente de risco.
- C substituição do agente de risco, eliminação do agente de risco, estabelecimento do uso de EPIs, estabelecimento de medidas de controles administrativos e estabelecimento de medidas de engenharia.
- D substituição do agente de risco, estabelecimento de controles administrativos, estabelecimento de controles de engenharia, estabelecimento do uso de EPIs e eliminação do agente de risco.
- E eliminação do agente de risco, substituição do agente de risco, estabelecimento de controles de engenharia, estabelecimento de controles administrativos e estabelecimento do uso de EPIs.