Questões comentadas de Concursos para Engenheiro Florestal - Edital nº 001

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O texto de onde foi retirado o fragmento acima argumenta a favor de se considerarem aspectos sociais da língua escrita no processo de alfabetização. Assinale a alternativa que NÃO considera tal perspectiva teórica.

  • A Os estudos do letramento partem de uma concepção de leitura e de escrita como práticas discursivas, com múltiplas funções e inseparáveis dos contextos em que se desenvolvem, o que implica, inclusive, sua consideração no currículo para além da disciplina de Língua Portuguesa.
  • B A concepção da escrita defendida por estudos sobre o letramento pressupõe que as pessoas e os grupos sociais são heterogêneos e que as diversas atividades entre as pessoas – indivíduos sócio, cultural e historicamente situados – acontecem de modos muito variados.
  • C Uma atividade que envolve o uso da língua escrita (um evento de letramento) não se diferencia de outras atividades da vida social, já que, na dimensão social, letramento é um fenômeno cultural referente a um conjunto de atividades sociais que demandam o uso da escrita.
  • D A noção de uso social da escrita está relacionada à concepção da leitura e da escrita como competências, e o princípio estruturante do currículo deve ser o conteúdo estabelecido nas diretrizes voltadas ao Ensino Básico, que guia a escolha das práticas que serão consideradas na escola.
  • E Nenhuma das alternativas acima.

Segundo o conteúdo do fragmento do texto dado, depreende-se que, nessa perspectiva,

  • A os “conteúdos” correspondem, basicamente, ao conjunto de saberes e conhecimentos requeridos em práticas sociais letradas, tais como aqueles necessários para a participação em práticas discursivas de leitura e produção de textos de diversos gêneros.
  • B se o letramento do aluno for o objetivo da ação pedagógica, o movimento será do conteúdo para a prática social, e não o contrário, uma vez que é necessário garantir a ele a aquisição dos conhecimentos necessários para cada etapa de ensino, os quais são pré-determinados no currículo.
  • C é natural que as representações ou os modelos que viabilizam a comunicação na prática social – os gêneros – sejam unidades importantes no planejamento, o que significa que a atividade da aula deve ser organizada em função de qual gênero ensinar, pois é imprescindível que sejam abordados os gêneros que são definidos de antemão como parte integrante do currículo.
  • D é a progressão do mais fácil ao mais difícil o que facilita ou dificulta a aprendizagem, até porque é possível dizer o que torna algo fácil ou difícil a um indivíduo, considerando que as turmas são homogêneas no que tange ao desenvolvimento cognitivo e às práticas sociais de que participam.
  • E Nenhuma das alternativas acima.

No que tange aos elementos linguísticos do fragmento de texto dado, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A As expressões “em contraste” e “em vez de” explicitam uma relação contrastiva que introduzem argumentos que são refutados como prática pedagógica adequada à perspectiva defendida.
  • B Os adjetivos “estruturadora/estruturante” apresentam sentido aproximado, nesse contexto linguístico, de ‘norteadora’, ‘essencial’.
  • C O conteúdo apresentado entre parênteses diz respeito a uma orientação pedagógica fundamental para viabilizar o letramento defendido no texto, o qual considera aspectos sociais da língua escrita.
  • D As expressões “de reflexão”, “de ensino” e “de aprendizagem” estão subordinadas ao substantivo “objeto”, definindo-o.
  • E Nenhuma das alternativas acima.

Considerando o conteúdo do fragmento de texto dado, assinale a alternativa CORRETA.

  • A A autora defende o retorno das cartilhas como instrumento de ensino, pois entende serem estas mais adequadas para o ensino da escrita do que a utilização de gêneros que podem não fazer sentido para os alunos, como receitas, bilhetes e rótulos.
  • B A autora assevera que o processo de desideologização da leitura e da escrita é o aspecto mais relevante no processo de transformação no que tange à concepção do objeto de ensino a ser considerado, uma vez que entende a escrita como prática social, a qual não pode estar atravessada por ideologias.
  • C A autora entende que as convenções relacionadas à construção de alguns gêneros, como os rótulos e as receitas, não são universais, o que significa dizer que não são acessíveis às crianças em fase de alfabetização.
  • D A autora argumenta que é necessário um realinhamento da prática pedagógica em relação às formas tradicionais de ensino – as quais não estão fundamentadas na prática social dos sujeitos envolvidos –, o que implica, inclusive, a mudança dos papéis assumidos pelo professor e pelo aluno.
  • E Nenhuma das alternativas acima.

A partir do que é dado no fragmento de texto, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A A expressão que inicia o parágrafo, “Um outro aspecto”, somada ao conteúdo que a segue, permite deduzir que, no cotexto anterior ao fragmento dado, a autora apresentou outros aspectos acerca de mudanças necessárias em relação às formas tradicionais de se pensar o processo de alfabetização.
  • B A autora argumenta que a prática pedagógica deve estar ambientada conforme as práticas sociais dos alunos, o que implica dizer que os gêneros trazidos para a sala de aula precisam fazer sentido para o aprendiz, inclusive com ações práticas de letramento.
  • C A autora entende que não se deve solicitar à criança a leitura ou escrita de receita, texto instrutivo, bilhete ou rótulo, pois não são gêneros que fazem parte de sua vivência, o que resulta em um ensino sem sentido para o aprendiz.
  • D Há elementos/construções com teor mais asseverativo, como o uso predominante de presente do indicativo, e outros com teor menos asseverativo, como o advérbio “talvez” e o verbo modal em “pode parecer natural”, sendo ambas as estratégias produtivas na construção da argumentação do texto.
  • E Nenhuma das alternativas acima.