Questões comentadas de Concursos para Especialista em Educação - Orientação

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Quanto à tipologia textual, é correto afirmar que o texto 1:

  • A expõe as ideias sobre uma tese e sobre elas discorre, mas sem a necessidade de persuadir ou convencer o receptor da informação.
  • B tem o objetivo de orientar o leitor sobre a adoção de procedimentos para atingir um determinado fim e, por isso, utiliza os verbos no modo imperativo, indicando uma ordem ou ação.
  • C apresenta, de maneira muito realista, verossímil e imparcial, as principais características da criação de porcos atualmente, recorrendo a metáforas e comparações que permitem uma melhor imagem mental do que está sendo descrito.
  • D relata os acontecimentos e ações de maneira linear, misturando acontecimentos do passado e do presente e marcando as datas dos acontecimentos históricos.
  • E enquadra-se no tipo de texto argumentativo e opinativo, em que existe espaço para o desenvolvimento de ideias com base em fatos, estudos, pesquisas científicas, falas de autoridades, entre outros.

Sobre o texto 1, é correto o que se afirma em:

  • A A criação de porcos em Santa Catarina acompanhou a ocupação do território por imigrantes europeus, desde o litoral até o oeste do estado.
  • B Os animais onívoros, além de serem próprios para o consumo humano, são fáceis de serem criados porque se alimentam exclusivamente de vegetais.
  • C A criação de porcos no oeste catarinense resultou em destruição de grande parte das áreas florestais e morte de animais nativos.
  • D A produção de carne suína tem baixo custo, mas, por ser rica em gordura, é menos saudável do que a carne bovina.
  • E No planalto catarinense, a criação de porcos nos campos de gado no século XIX foi estimulada pela grande produção de sementes de araucária.

Sobre a inclusão escolar, é correto afirmar:

  • A Não existem dilemas sobre a inclusão em escolas que primam pela homogeneidade de seus estudantes e de suas práticas.
  • B A efetivação da escola justa e desejável para todos se sustenta, exclusivamente, no fato de todas as pessoas serem iguais e nascerem iguais.
  • C Para se instaurar uma condição de igualdade nas escolas se concebe que todos os estudantes são iguais em tudo e que as práticas homogeneizadoras são fundamentais a esse processo transformador.
  • D A inclusão escolar não está associada a movimentos sociais mais amplos, que exigem maior igualdade e mecanismos mais equitativos no acesso a bens e serviços.
  • E Inclusão é mais do que fazer valer o direito à educação para todos e não deve se limitar a só cumprirmos o que está na lei e aplicá-la, sumariamente, às situações discriminadoras.

Assinale a frase correta quanto à flexão de plural.

  • A Os capitões do mato usavam anzoles artesanais para fisgar jundiás.
  • B Para suprir as necessidades econômicas-financeiras, o prefeito assinou três decretos-leis.
  • C No pé de manjericão havia dois louva-a-deuses e três abelhas-mestras.
  • D Os guardas-costas passavam horas divertindo- -se com cães viras-latas.
  • E Nas duas últimas quartas-feiras, teve a sorte de ver lindos pores de sol.

Assinale a alternativa na qual há maior número de palavras que devem ser acentuadas graficamente.

  • A Mãe diz que filha achada em SP com namorado apos sumir tres meses esta ‘irreconhecivel’.
  • B A Arvore do Conhecimento Banana oferece informações sobre a produção de banana, abrangendo as fases de pre-produção, produção e pos-produção, alem do acesso a recursos de informação na integra.
  • C Profissionais da saude se atentam às consequencias da COVID-19, juntamente com a esperança renovada a cada dia em que se anunciam aumentos na eficacia e eficiencia das vacinas.
  • D A confirmação e da Defesa Civil, que preve a elevação do nivel do rio Cai ate o final da tarde desta quarta-feira (1º) a um indice jamais visto.
  • E A cadeia produtiva da suinocultura inclui o processo que parte das materias-primas, passa pelo uso de maquinas e equipamentos, pela incorporação de produtos intermediarios e chega ate o produto final, distribuido por uma rede de comercialização.