Questões comentadas de Concursos para Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 4

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Um pavimento geralmente mantém características e desempenho adequados na maior parte de sua vida útil, contudo, deteriora rapidamente após atingir um ponto crítico de desgaste. Os sistemas de gerenciamento de pavimentos empregam métodos para planejar intervenções, visando melhorias e/ou uma recuperação, pouco antes da taxa de deterioração começar a crescer. De acordo com o regulamento RBAC 153, em relação à mitigação do acúmulo de água na superfície do pavimento, o operador de aeródromo deve, obrigatoriamente: I. manter o sistema de drenagem visando propiciar condições para atração de fauna. II. manter declividades transversais e longitudinais do sistema de drenagem da área operacional. III. manter ranhuras transversais (grooving) para drenabilidade da pista. IV. manter integridade de estruturas, tubulações e valas revestidas. Estão corretos apenas os itens

  • A I, II, III.
  • B II, III, IV.
  • C I, III.
  • D II, IV.
  • E Todos os itens estão corretos.

Por meio da utilização de técnicas e de procedimentos de auditoria, busca-se a produção de evidências que possam comprovar os achados de auditoria. São atributos das evidências: a validade, a confiabilidade, a relevância e a suficiência. Avalie as seguintes sentenças que se referem ao conceito de "evidência" em auditoria: I. Informações circularizadas podem se tornar evidências. II. A realização de cálculos é uma forma de compor uma evidência. III. Os custos para a produção de uma evidência não devem ser levados em consideração durante os trabalhos de auditoria. Sobre as sentenças acima, é correto afirmar que:

  • A todas estão corretas.
  • B apenas I e III estão corretas.
  • C apenas I e II estão corretas.
  • D apenas II e III estão corretas.
  • E todas estão incorretas.

O espaço aéreo é um recurso limitado, que requer uso eficiente e seguro. Os aeródromos trazem benefícios à sociedade, mas ao mesmo tempo impõem restrições ao aproveitamento do seu entorno. Entre essas, destaca-se o controle de obstáculos do ambiente natural e construído, que requer um estudo aeronáutico para a avaliação técnica de obstáculos. Neste contexto, analise os itens abaixo, de acordo com a legislação em vigor, e assinale a opção correta. I. Considera-se obstáculo todo objeto de natureza permanente ou temporária, fixo ou móvel, ou parte dele, que esteja localizado em uma área destinada à movimentação de aeronaves. II. A abertura ao tráfego está sujeita somente à verificação pela ANAC das condições operacionais do aeródromo. III. Apesar de poder aumentar o risco das operações aéreas, obstáculos implantados podem ser mantidos após manifestação do interesse público, mas não poderão ser utilizados como sombra para encobrir um novo obstáculo. IV. Um objeto, dentro dos limites laterais das superfícies de aproximação, decolagem ou transição, que não ultrapasse os limites verticais, não pode ser considerado efeito adverso à segurança. Estão corretos apenas os itens

  • A I, II, III.
  • B II, III, IV.
  • C I, III.
  • D II, IV.
  • E Todos os itens estão corretos.

A escolha do tipo de pavimento de um aeródromo depende das características da aeronave de projeto, de requisitos operacionais e das condições geológicas do local escolhido. O Método ACN-PCN é utilizado para notificar a resistência de pavimentos destinados a aeronaves de mais de 5.700 kg. O Número de Classificação de Pavimentos (PCN) expressa a capacidade de suporte de um pavimento para operações sem restrição. O Número de Classificação de Aeronaves (ACN) expressa o efeito relativo de uma aeronave sobre um pavimento para uma categoria padrão de subleito especificada. De acordo com o RBAC 154 de projeto de aeródromos, na notificação da resistência do pavimento de um aeródromo, não é exigido comunicar:

  • A o método de avaliação técnica de pavimentos.
  • B o fator de segurança de projeto da resistência do solo.
  • C a categoria de resistência do subleito.
  • D o tipo de pavimento (rígido ou flexível).
  • E a pressão máxima admissível dos pneus da aeronave.

O ruído aeronáutico decorre de eventos sonoros pelo movimento de aeronaves, ou outras atividades afins, tais como taxiamento e testes de motores. Aeródromos adotam diversas medidas de mitigação de ruído, mas também é necessário o zoneamento do entorno para assegurar o convívio com a comunidade em um ambiente adequado. De acordo com o regulamento RBAC 161, o operador de aeródromo deve buscar ações de compatibilização do uso do solo pelas curvas de ruído, instituindo uma Comissão de Gerenciamento de Ruído Aeronáutico – CGRA , a qual cabe: I. estudar, propor e implementar medidas para mitigar o impacto do ruído aeronáutico no entorno de seu aeródromo sempre que identificar atividades _______________ com o nível de ruído previsto. II. disponibilizar canais de comunicação para recolhimento de informações e recebimento de reclamações relativas ao ruído aeronáutico, visando identificar os locais mais _______________, além de embasar as ações para mitigação do problema. III. elaborar um mapa para o aeródromo, baseado nas informações e reclamações recebidas, indicando os locais mais _______________ ao ruído aeronáutico. IV. o mapa deve ser utilizado para escolha de pontos de _______________ de ruído e de locais para implementação de medidas mitigadoras específicas. Assinale a opção que contém a sequência correta para o preenchimento das lacunas.

  • A compatíveis / críticos / sensíveis / escuta.
  • B incompatíveis / sensíveis / críticos / escuta.
  • C compatíveis / difíceis / adequados / monitoramento.
  • D proibidas / remotos / vulneráveis / medida.
  • E incompatíveis / críticos / sensíveis / monitoramento.