Questões comentadas de Concursos para Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 5

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Considere um observador meteorológico que vai fazer o METAR do aeródromo de São José dos Campos (SBSJ) para as 19h local do dia 13 de maio. A declinação magnética de São José dos Campos pode ser considerada como de 20º W. Ele anota as seguintes observações:
I. vento de superfície de 150º (em relação ao Norte Verdadeiro) com 15 nós, com rajadas até 23 nós, no máximo. II. visibilidade horizontal predominante de 1.000 m. Alcance visual da pista 15 de 800 m, com tendência a permanecer, e da pista 33 de 1.200 m, com tendência a diminuir. III. chuva forte no momento presente. IV. nublado com cobertura de 6/8 a 1.200 pés e encoberto a 7.000 pés. V. temperatura de 10 ºC e ponto de orvalho de 7 ºC. VI. ajuste do altímetro (QNH) de 0995 e ajuste QFE de 0962.
Identifique a forma correta de expedição do METAR.

  • A METAR SBSJ 132200Z 15015KT 1000 R15/0800N R33/1200D +RA BKN012 OVC07010/07 Q0995.
  • B METAR SBSJ 131900P 17015KT 1000 R15/0800N R33/1200D RA BKN012 OVC07010/07 Q0962.
  • C METAR SBSJ 132200Z 17015KT 1KM R15/0800N R33/1,2KMD +RA BKN012 OVC07010/07 Q0995.
  • D METAR SBSJ 132200Z 15015G08KT 1000 R15/0800N R33/1200D RA BKN012 OVC07010/07 Q0995.
  • E METAR SBSJ 132200Z 15015G08KT 1000 R15/0800N R33/1200D +RA BKN012 OVC07010/07 Q0962.

Considerando o previsto no Regulamento Brasileiro de Aviação Civil RBAC 29, em relação ao sistema de controles e comandos de voo do helicóptero, é correto afirmar que

  • A o cíclico, que comanda um dispositivo denominado swashplate de forma a variar o passo das pás de maneira diferenciada (feathering), atua de forma semelhante aos comandos do manche do avião, permitindo o direcionamento contínuo do helicóptero para frente, para trás, para os lados, para cima e para baixo.
  • B o coletivo, que também usa o swashplate para variar o passo das pás uniformemente, atua de forma semelhante à manete de motor do avião, atuando somente na potencia do motor para manter a rotação constante.
  • C os controles primários de voo são utilizados pelo piloto para cabrar, rolar, derrapar, e mover verticalmente o helicóptero, devendo operar independentemente após um mal funcionamento, falha ou travamento de qualquer controle auxiliar interconectado.
  • D os pedais, que comandam o passo do rotor principal, permitem a compensação do torque do rotor de cauda e o comando direcional do helicóptero.
  • E Todas as acima estão corretas.
As cartas de tempo significativo, SIGWX, são divulgadas para o Serviço de Controle do Espaço Aéreo a cada 6 horas. Sua finalidade é informar os fenômenos meteorológicos prognosticados de interesse aeronáutico, utilizando-se de uma simbologia monocromática e/ou abreviaturas (em língua inglesa). Observe os símbolos a seguir e escolha a opção correta na sequência apresentada em relação a seus significados.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • A Nevoeiro em área extensa, granizo, névoa seca em área extensa, frente fria.
  • B Névoa úmida em área extensa, trovoada, névoa seca em área extensa, frente oclusa.
  • C Chuva, trovoada, gelo moderado em aeronaves, turbulência moderada.
  • D Nevoeiro em área extensa, granizo, turbulência severa, névoa forte.
  • E Névoa seca em área extensa, trovoada, neve, frente fria.

A turbulência devido à cortante de vento é ocasionada pela mudança de velocidade e/ou direção do vento em uma pequena distância. A respeito de um dos tipos de cortante de vento, as chamadas tesouras de vento, analise os itens a seguir e escolha a opção correta.
I. Ocorrem geralmente na presença de nuvens de trovoadas, com microdescendentes violentas. II. As rajadas horizontais de vento provocam significativas variações na velocidade indicada do avião. III. As tesouras de vento não podem ser detectadas por equipamentos de solo. IV. O procedimento mais recomendado para uma aeronave que entre em uma tesoura de vento é aumentar a velocidade e manter o voo nivelado.
Estão corretos apenas os itens

  • A I e II.
  • B I e III.
  • C II e III.
  • D II e IV.
  • E III e IV.

A penetração de uma aeronave em uma nuvem de trovoada (cúmulos nimbos) deve sempre ser evitada, pois causa desconforto para a tripulação e os passageiros, podendo, ainda, em condições limites, causar dano à aeronave. Entretanto, caso a penetração não possa ser evitada, analise as opções abaixo e escolha a correta.

  • A A precipitação líquida é normalmente encontrada em todos os níveis, mas é mais abundante nos níveis superiores da nuvem.
  • B É sempre preferível procurar uma zona de poucos relâmpagos, ainda que para isso tenha que enfrentar um aumento da turbulência.
  • C A velocidade de penetração deve ser a de cruzeiro normal ou acima dela.
  • D A velocidade de penetração deve ser aquela estabelecida pelo fabricante da aeronave.
  • E Para um mesmo tipo de aeronave, quanto mais leve ela estiver, menor as acelerações devido à turbulência.