Questões comentadas de Concursos para Especialista em Regulação e Fiscalização de Serviços Públicos I - Gás Canalizado

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Após o deslocamento da expressão destacada, permanece pontuada de acordo com a norma-padrão a frase:

  • A A tecnologia das casas inteligentes naturalmente, continuará a evoluir tornando-se acessível e barata.
  • B A tecnologia das casas inteligentes continuará a evoluir tornando-se naturalmente, acessível e barata.
  • C A tecnologia das casas inteligentes continuará a evoluir tornando-se, naturalmente acessível e barata.
  • D A tecnologia das casas inteligentes continuará, naturalmente a evoluir tornando-se acessível e barata.
  • E A tecnologia das casas inteligentes continuará a evoluir, naturalmente, tornando-se acessível e barata.

Em um grupo composto por 300 pessoas, o número das que são servidores públicos corresponde a quatro unidades a mais que a nona parte dos que são funcionários da iniciativa privada, e o número de pessoas que são autônomas corresponde a quatro vezes o número de servidores públicos. Se nesse grupo de pessoas há apenas os subgrupos mencionados, então a diferença entre o número de pessoas autônomas e o de servidores públicos é igual a

  • A 72.
  • B 66.
  • C 57.
  • D 45.
  • E 39.

A empresa “X” foi contratada pelo poder público, nos termos da Lei nº 8.987/1995, por meio de concessão para prestação de serviço público, e pretende fazer uma subconcessão do serviço contratado. Essa pretensão da empresa concessionária “X”

  • A é permitida por lei, mas a outorga de subconcessão deve ser precedida de tomada de preços, com a prévia e expressa anuência do poder público.
  • B é admitida pela Lei, nos termos previstos no contrato de concessão, desde que expressamente autorizada pelo poder concedente.
  • C é possível de forma parcial, mas o contrato celebrado entre a concessionária e o terceiro estabelecerá uma nova relação jurídica entre este e o poder concedente.
  • D é permitida pela Lei, mas o subconcessionário se sub-rogará em todos os direitos e obrigações da sub-concedente, não se limitando ao contrato da subconcessão.
  • E não é admitida pela Lei e, portanto, não pode ser autorizada pelo poder concedente, resultando em nulidade de eventual contrato de subconcessão.

A respeito dos consórcios públicos, a Lei nº 11.107/2005 estabelece que

  • A os consórcios podem ser contratados pelos entes da Federação consorciados, dispensada a licitação.
  • B os consórcios não poderão receber auxílios e subvenções de outros órgãos do governo.
  • C é vedada à União participar de consórcios públicos.
  • D é vedada a constituição de consórcios públicos na área da saúde.
  • E os consórcios constituídos sob a forma de associação pública não podem promover desapropriações.

A Constituição do Estado de São Paulo prevê expressamente um princípio pelo qual pode ser exigida proporcionalidade entre os meios de que se utilize a Administração e os fins que ela tem que alcançar. Considera-se, ainda, que essa proporcionalidade deve ser medida não pelos critérios pessoais do administrador, mas segundo padrões comuns na sociedade em que vive; e não pode ser medida diante dos termos frios da lei, mas diante do caso concreto. O conceito ora enunciado refere-se ao princípio

  • A da finalidade.
  • B da razoabilidade.
  • C da motivação.
  • D da eficiência.
  • E do interesse público.