Questões comentadas de Concursos para Facilitador de oficina

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Considere o início do 8º§: Teve uma ideia, foi ao armazém de “seu” Perrota: “tem gaiola para vender?”. No trecho, os usos de aspas se dão por razões distintas. É correto afirmar que elas são empregadas, respectivamente, para demarcar:
  • A Estrangeirismo e gíria.
  • B Neologismo e discurso indireto.
  • C Ironia e uso de termos incomuns do idioma.
  • D Pronúncia popular de uma expressão e discurso direto.
No compasso composto, os tempos são subdivididos em grupos de três, chamados tempos ternários, ou seja, cada tempo é dividido em três partes menores, resultando em um ritmo mais complexo e com um caráter mais fluente e animado. Representa um compasso composto:
  • A 2/2.
  • B 2/4.
  • C 3/4.
  • D 6/8.
Os dois últimos parágrafos deixam implícito o destino que teve o tuim enquanto o garoto saiu para “[...] fazer uma coisa que estava precisando fazer, [...]” (13º§). Após a leitura do trecho, é possível inferir que: 
  • A Um gato ruivo comeu o tuim.
  • B O tuim subiu em um caixote para olhar por cima do muro.
  • C O comprador da gaiola voltou para capturar o tuim e conseguiu.
  • D O tuim novamente fugiu por cima do muro, junto a um gato ruivo.
Considerem-se as orações que dão início ao texto: “João-de-barro é um bicho bobo que ninguém pega, embora goste de ficar perto da gente, [...]” (1º§). Uma opção de reescrita que se mantém fiel ao contexto original e não promove alteração de sentido ao trecho se dá em:
  • A João-de-barro é um bicho bobo que ninguém pega, porque gosta de ficar perto da gente.
  • B João-de-barro é um bicho bobo que ninguém pega, ainda que goste de ficar perto da gente.
  • C João-de-barro é um bicho bobo que ninguém pega, a fim de que goste de ficar perto da gente.
  • D João-de-barro é um bicho bobo que ninguém pega, a menos que goste de ficar perto da gente.
No trecho “A casa estava num galho alto, mas um menino subiu até perto, [...]” (2º§), é correto afirmar que há a ideia de:
  • A Oposição entre duas orações de sujeitos simples.
  • B Alternância entre duas orações de sujeitos compostos.
  • C Explicação entre duas orações de sujeitos indeterminados.
  • D Adição entre uma oração de sujeito simples e uma oração de sujeito desinencial, respectivamente.