Questões comentadas de Concursos para Gerente de Projetos em Tecnologia da Informação

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O texto, ao longo de seu desenvolvimento, apresenta um campo semântico principal bem demarcado. O fragmento que se afasta de tal campo semântico é:

  • A “Eu gostaria de repetir a dança da chuva...”
  • B “O sonho acabou há tempo, e lá se foi John Lennon morto.”
  • C “... com piadas do tipo ‘afogar o ganso’ e ‘molhar o biscoito’...”
  • D “ ... toda de branco, toda molhada e despenteada...”
  • E “Saúdo para que se faça nuvem, e a todos cubra com o seu divino manto líquido...”

O trecho águas passadas não movem moinhos, mas podem, de tanto serem sugeridas, sensibilizar os céus...” poderia ser reescrito, com manutenção de seu sentido básico em todas as opções abaixo, EXCETO:

  • A Apesar de águas passadas não moverem moinhos, podem, de tanta sugestão, sensibilizar os céus.
  • B Já que águas passadas não movem moinhos, podem, de tanto serem sugeridas, sensibilizar os céus.
  • C Mesmo águas passadas não movendo moinhos, podem, por tantas sugestões, sensibilizar os céus.
  • D Embora águas passadas não movam moinhos, podem, de tão sugeridas, sensibilizar os céus.
  • E Ainda que águas passadas não movam moinhos, podem, por serem tão sugeridas, sensibilizar os céus.

Considerando a passagem em destaque em “Fico aqui, no limite do meu oceano, jacaré no seco anda, escrevendo e evocando AS ÁGUAS QUE PASSARAM PELA PONTE DA MEMÓRIA.", é correto dizer que há nela:

  • A processo de subordinação de natureza substantiva.
  • B construção subordinativa adjetiva especificadora.
  • C relação de coordenação de base explicativa.
  • D subordinação do tipo adverbial.
  • E oração subordinada adjetiva generalizadora.

Apresenta-se como construção com evidentes marcas de oralidade, fugindo, portanto, a uma escrita  formal:

  • A “Eu gostaria de subir aos ares, como um Santos Dumont tardio...”
  • B “A propósito, eu li o grande poeta sentado no banco da praia...”
  • C “Nem aí para os incréus, nem aí para os que zombam da fé...”
  • D “A sua força ancestral, grande sambista, eu evoco agora...”
  • E “... chove a cântaros em todos os quadrantes da Cidade Maravilhosa.”

Encontra-se crítica aos valores da sociedade atual no  fragmento:

  • A “A sua força ancestral, grande sambista, eu evoco agora, mesmo sabendo que a letra da música se refere à água que passarinho não bebe.”
  • B “Como explicar a uma criança que sol e chuva é casamento de viúva? Como explicar a deliciosa aflição de dormir se perguntando ‘será que vai dar praia?’”
  • C “A todos peço que leiam na minha camisa e não desistam: ‘Água mole em pedra dura tanto bate até que fura’.”
  • D "... chegou a vez de resumir o nosso tempo com ‘a seca, a seca, a seca’...”
  • E “Vai ser o ano de valorizar como bem de consumo insuperável não o Chanel n° 5, mas o cheiro da terra molhada depois do toró de fim de tarde.”