Questões comentadas de Concursos para Gestor

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Leia o trecho a seguir.
        “Todos os domingos, pela manhã, enquanto os outros homens se reuniam no bar da esquina, ou iam para a várzea, ele ficava no quintal, remexendo a terra. O quintal media 4 metros quadrados, o máximo que a administração do conjunto residencial fornecia. Ali, ele tinha alface, beterraba e couve.
        Naquela manhã, ao passar o rastelo, sentiu alguma coisa prendendo os dentes da ferramenta. Forçou, era resistente. Abaixou-se e notou fios prateados que saíam da terra. Era arame novo. Quando tinha revirado a terra para adubar, tinha cavado fundo sem encontrar nada. Além disso, arame velho estaria enferrujado. Tentou puxar o fio, estava bem preso. Buscou um alicate, conseguiu pouca coisa. Cavou. O arame penetrava na terra alguns metros. Cavou mais. Como é que tinham feito uma coisa dessas da noite para o dia? Preocupado com a horta, parou a pesquisa. Regou, um pouco, as sementes, pensando se o arame não ia prejudicar a germinação.
        No dia seguinte, levantou-se bem cedo, para observar. O arame tinha crescido. Nos três canteiros, havia brotos de dez centímetros de altura. Um araminho espigado, vivo, forte. Teria sido um pacote errado de sementes? Não, era loucura. Semente de arame? [...]”
BRANDÃO, Ignácio de Loyola. Os músculos. In: LADEIRA, Julieta de Godoy (org.). Contos brasileiros contemporâneos. São Paulo: Moderna, 1994.
Assinale a alternativa que apresenta o tipo textual predominante no trecho. 
  • A Descritivo.
  • B Argumentativo.
  • C Narrativo.
  • D Expositivo.
  • E Injuntivo.
Leia o excerto a seguir, observando as palavras em destaque.
Os satélites da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, detectaram a mais brilhante explosão de raios gama no espaço. A explosão de raios gama (também conhecida pela sigla GRB) ocorreu há dois bilhões de anos-luz da Terra e iluminou grande parte da galáxia. Imagens do raro e poderoso fenômeno cósmico mostram formas semelhantes a um halo (um círculo luminoso) e um ‘alvo’.”
Dentre as palavras grifadas, aquela que se classifica como um substantivo é 
  • A “Os”.
  • B “brilhante”
  • C “dois”.
  • D “iluminou”.
  • E “halo”.
Leia o trecho a seguir.
Além da oscilação de humor, a depressão pode ser outro efeito da menstruação. Uma equipe do Instituto Max Planck de Ciências Cognitivas e da Universidade de Leipzig, ambas na Alemanha, verificou que a quantidade de transportadores do neurotransmissor serotonina no cérebro aumenta pouco antes da menstruação. O resultado é uma perda das conexões entre os neurônios, o que pode explicar a tristeza sem causa específica sentida pelas mulheres que sofrem desse fenômeno. As conclusões se apoiam na análise de 118 imagens do cérebro com tomografia por emissão de pósitrons (PET) ao longo dos ciclos menstruais de 30 mulheres com transtorno disfórico prémenstrual (TDPM) e 29 sem. Forma grave da síndrome prémenstrual, o TDPM pode causar sintomas físicos, como alterações de sono e dores, ou comportamentais, como tristeza, irritabilidade ou raiva. Variações nos hormônios sexuais estrogênio e progesterona, que ocorrem na segunda metade do ciclo e após a ovulação, podem influenciar o nível de serotonina, que afeta o humor (Biological Psychiatry, 18 de janeiro; Instituto Max Planck de Ciências Cognitivas, 27 de janeiro).
OUTRO sinal da menstruação iminente. Pesquisa Fapesp, 14 de março de 2023. Medicina. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/outro-sinal-damenstruacao-iminente/. Acesso em: 30 mar. 2023.
A expressão “O resultado”, empregada no texto acima, pode ser substituída por qual das opções listadas a seguir sem que haja alteração de sentido do enunciado?
  • A A consequência.
  • B A questão.
  • C O elemento.
  • D A condição.
  • E A causa.
Leia o texto a seguir.
A escola, do jeito que a conhecemos e ajudamos a conserva-la, vem sendo ainda uma instituição que não tem sabido lidar com as graves questões que afligem a sociedade de hoje. Diariamente chegam notícias sobre atos bárbaros cometidos contra e por jovens em idade escolar. Uns desumanamente excluídos do sistema educacional, mas outros, e o que é muito grave, matriculados e contabilizados como discentes em nossas salas de aula. O primeiro caso – a exclusão – denuncia a disparidade de uma sociedade que nega, a um bom número de seus jovens, o direito à educação e estes, pelas circunstâncias, ficam à mercê de uma “autoformação”. O segundo leva a nós, educadores, a nos indagar que tipo de formação é a que temos oferecido aos nossos alunos. Não é possível falar de escola e educação sem incluir a discussão sobre os valores, sobre a educação moralista e a educação ética.

Diante do exposto, constatamos que não existe educador ético separado do sujeito ético. Em relação ao perfil de um educador ético, marque a alternativa INCORRETA.
  • A O educador ético compreende que não há dono da verdade. Ela não pertence nem ao professor, nem ao aluno. A verdade simplesmente é.
  • B Compreende que a construção do conhecimento é superior à opinião individual.
  • C Prioriza a educação dialógica entre os membros dos grupos como uma via de construção de conhecimento.
  • D Aceita que os seus conhecimentos podem ser questionados e melhorados nas trocas de experiências e na valorização de visões de mundo, que são partilhadas nas relações professor-aluno e professor-professor.
  • E Deve estar preparado para somente ensinar e não aprender com os outros, respeitando e defendendo as opiniões de seus superiores.
Assinale a alternativa que identifica, corretamente, a classificação das palavras apresentadas, quanto ao número de sílabas.
  • A Mesa e costas – trissílabas
  • B Gato e sopa – monossílabas tônicas
  • C Mãe e quer – monossílabas átonas
  • D Casual e casulo – dissílabas
  • E Opinião e sacrilégio – polissílabas