Questões comentadas de Concursos para Guarda Sanitário

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O texto, de forma predominante,

  • A explica a relação entre o aumento de atos de violência nas escolas e a publicidade dada a esses atos.
  • B narra episódios de crimes e massacres em escolas, ocorridos tanto no Brasil quanto em outros países.
  • C descreve a situação de fragilidade das escolas brasileiras diante do aumento de casos de violência.
  • D argumenta a favor do treinamento das crianças como única ferramenta de combate à violência escolar.

De acordo com o texto, as redes sociais

  • A substituíram a televisão na tarefa de promover o exibicionismo dos criminosos.
  • B contribuíram para minimizar as possibilidades de exibicionismo dos criminosos.
  • C ampliaram as possibilidades de exibicionismo dos responsáveis por atos criminosos.
  • D deram início às possibilidades de exibicionismo dos responsáveis por atos criminosos.

Nos três primeiros períodos do primeiro parágrafo, constrói-se uma sequência

  • A narrativa, em que o autor, por meio de uso de verbos no pretérito perfeito do indicativo, refere-se a fatos passados como se estivessem concluídos no momento da produção do texto.
  • B descritiva, em que o autor, por meio de uso de verbos no pretérito imperfeito do indicativo, refere-se a fatos passados com se continuassem a acontecer no momento da produção do texto.
  • C descritiva, em que o autor, por meio de uso de verbos no presente do indicativo, refere-se a fatos passados, simultâneos, como se estivessem acontecendo no momento da produção do texto.
  • D narrativa, em que o autor, por meio do uso de verbos no tempo presente do indicativo, refere-se a fatos passados como se estivessem acontecendo no momento da produção do texto.

O emprego do acento grave é justificado pela regência do verbo em:

  • A “[...] assistiram às armas apontadas [...]”
  • B “[...] foram exibidas à exaustão [...]”
  • C “Em depoimento à polícia, o garoto [...]”
  • D “Não à toa, usava a mesma máscara [...]”

Considere o trecho a seguir.

      Em depoimento à polícia, o garoto confessou: “Fui inspirado pelo Massacre de Suzano”. Não à toa, usava a mesma máscara com imagem de caveira que um de seus ídolos ostentava na internet. E seguiu o padrão de se gabar. Horas antes do ataque, publicou no Twitter: “Irá acontecer hoje, esperei por esse momento a vida inteira”. Em seu perfil nessa rede social, usava o sobrenome de um dos atiradores de Suzano.

Nesse trecho, a informação “o garoto”, no primeiro período, é retomada, na maioria das vezes, pela

  • A utilização do pronome possessivo.
  • B utilização do pronome pessoal.
  • C omissão do elemento linguístico.
  • D repetição do elemento linguístico.