Questões comentadas de Concursos para História

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Bechara (2019) define as conjunções coordenativas como aquelas que “reúnem orações que pertencem ao mesmo nível sintático”. Nesse sentido, é correto afirmar que a alternativa em que a conjunção coordenativa aparece em destaque é:

  • A Worcman não imaginava que, depois de mais de duas décadas, o museu ainda existiria.
  • B A sociedade seria mais igualitária se as histórias de vida fossem compartilhadas.
  • C As entrevistas eram feitas conforme o desejo dos participantes de contar suas histórias.
  • D Histórias de vida são pessoais, mas carregam consigo parte da história de um país.
  • E As histórias de pessoas simples são preservadas como ocorre com personalidades famosas.

Considerando tipos e gêneros textuais, é correto afirmar que o texto selecionado é, predominantemente:

  • A injuntivo; caracteriza-se por conter dados acadêmicos; emprega linguagem subjetiva.
  • B argumentativo; caracteriza-se por conter diferentes pontos de vista; emprega linguagem objetiva.
  • C narrativo; caracteriza-se por conter um depoimento; emprega linguagem objetiva.
  • D expositivo; caracteriza-se por conter explicações; emprega linguagem objetiva.
  • E descritivo; caracteriza-se por conter a prescrição de condutas; emprega linguagem subjetiva.

Os tempos atuais são marcados por grandes e profundas mudanças em todos os setores da vida. Nesse contexto, verifica-se que os professores têm investido em ações pedagógicas mais adequadas à realidade vivida, ações essas capazes de criar espaços para que os alunos, eles próprios, produzam seus conhecimentos, tornando-se sujeitos críticos, reflexivos e inovadores. Em tal direção, a Pedagogia de Projetos tem se mostrado uma aliada. Entre os defensores dessa pedagogia encontra-se Moura; segundo essa autora, conforme o artigo “Pedagogia de Projetos: contribuições para uma educação transformadora” (s.d.), trabalhar por meio de projetos demanda mudanças na concepção de ensino e aprendizagem e, consequentemente, na postura do professor. Essa forma de trabalhar não pode ser vista como uma opção meramente metodológica, mas como uma pedagogia que traduz uma específica concepção do conhecimento escolar.
Ainda segundo Moura no referido texto, a Pedagogia de Projetos entende que o papel do educador na construção do conhecimento por parte do aluno é o de

  • A mediador.
  • B roteirizador.
  • C transmissor.
  • D organizador.
  • E programador.

Para promover a industrialização, a partir dos anos de 1960, o Estado adotou várias ações importantes, dentre as quais:

  • A a criação e a ampliação das infraestruturas em distritos industriais em várias regiões do Brasil.
  • B o incentivo aos movimentos sindicais para a implementação de políticas salariais.
  • C a abertura do mercado brasileiro a produtos estrangeiros para incentivar a produtividade nacional.
  • D a implementação de tecnopolos para a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias.
  • E a criação de políticas de privatização de ramos industriais ligados aos bens de consumo.

Segundo Théry e Mello-Théry (2018), as propriedades agrárias muito grandes (mais de 500 ha) e as muito pequenas (menos de 1 ha) ocupam zonas distintas no Brasil. Para os autores, são exemplos de áreas de concentração de propriedades muito grandes e muito pequenas, respectivamente:

  • A Bahia e Triângulo Mineiro.
  • B Goiás e Campanha Gaúcha.
  • C Amazonas e Santa Catarina.
  • D Pará e São Paulo.
  • E Mato Grosso e Agreste pernambucano.