Questões comentadas de Concursos para Inspetor de Polícia - Civil

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“Muitas vezes, há um currículo ajustado à matriz nacional, mas não há professores qualificados, as aulas são recheadas de preconceitos”, diz a autora de “Tornar-se Policial’’ (Editora Appris). (linhas 17 e 18)
Assinale a alternativa em que, alterando-se o segmento sublinhado no período acima, se tenha mantido correção gramatical, independentemente da mudança de sentido.
  • A não deve-se encontrar professores qualificados
  • B não hão de existir professores qualificados
  • C não poderão haver professores qualificados
  • D não deveria existir professores qualificados
  • E não deviam-se encontrar professores qualificados
No ano passado, 194 policiais foram assassinados no país, e 63% deles eram negros. (linha 1)
Assinale a alternativa em que, alterando-se o segmento sublinhado no período acima, NÃO se tenha mantido correção gramatical. Não leve em conta as alterações de sentido.
  • A e 0,98% deles se dizia negro
  • B e 1,89% da população se diziam negros
  • C e um quinto se dizia negro
  • D e 42% da população se dizia negra
  • E e dois sétimos deles se diziam negros

Em relação às corretas inferências da leitura do texto, analise as afirmativas a seguir:
I. Em 2020, ocorreu uma contradição entre o cenário de pandemia e a escalada da morte de agentes policiais. II. Uma das ideias apresentadas é que não há preconceito no país, em que o argumento para comprová-lo é que morrem mais negros por serem maior percentual da população. III. No contexto social brasileiro, a morte dos policiais ocorre por ações provocadas por elementos externos a eles.
Assinale

  • A se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • B se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • C se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • D se todas as afirmativas estiverem corretas.
  • E se nenhuma afirmativa estiver correta.
“A formação profissional está eivada de crenças, valores e preconceitos de um sistema de representação sobre o que é polícia, o que é criminoso, o que é mulher, o que é o menor e o que é o negro”, aponta. (linhas 22 e 23)
Pela sequência sublinhada no período acima, os termos polícia, criminoso, mulher, menor e negro são, respectivamente,
  • A adjetivo, adjetivo, adjetivo, substantivo, substantivo.
  • B adjetivo, adjetivo, adjetivo, adjetivo, adjetivo.
  • C substantivo, substantivo, substantivo, adjetivo, adjetivo.
  • D substantivo, substantivo, substantivo, substantivo, substantivo.
  • E substantivo, adjetivo, substantivo, adjetivo, substantivo.
Para a socióloga Paula Poncioni, pesquisadora da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), falhas de formação são um dos fatores que explicam o desempenho policial. (linhas 16 e 17) O ouvidor da Polícia do Estado de São Paulo, Elizeu Soares Lopes, diz considerar a formação da polícia muito boa, mas ressalva que é preciso reforço. (linhas 24 e 25)
Pela leitura dos períodos acima, é correto concluir que
  • A há mais de uma pesquisadora na UFRJ e mais de um ouvidor na Polícia do Estado de São Paulo.
  • B no primeiro período, o tom é impressionista; no segundo, argumentativo.
  • C no primeiro período, há um fato narrado; no segundo, uma opinião defendida.
  • D o primeiro período, diferentemente do segundo, se constrói com apontamento de causalidade.
  • E ambos os períodos se constroem por mecanismos antitéticos.