Questões comentadas de Concursos para Médico/Área: Medicina do Trabalho

Limpar Busca

Assinale a alternativa INCORRETA a respeito do trecho a seguir, retirado do texto.

“A pesquisa Trust in Advertising, da Nielsen para a América Latina, mostrou, entre outras coisas, que 65% das pessoas confiam mais nas recomendações de produtos através de amigos e influenciadores do que através das propagandas. Nos Estados Unidos esse índice chega a 89%”.

  • A Na América Latina, mais da metade das pessoas acreditam menos em propagandas do que em influenciadores.
  • B O percentual de pessoas que acreditam mais em influenciadores do que em propagandas nos EUA é maior do que o da América Latina.
  • C Na América Latina, amigos são mais capazes de influenciar alguém do que uma propaganda.
  • D Nos EUA, a propaganda é mais eficiente do que a opinião de amigos, mas não mais do que a dos influenciadores.
  • E Nos EUA, o índice de pessoas que acreditam mais em amigos e influenciadores difere em mais de 20% do índice da América Latina.

A Portaria GM/MS nº 1.999/2023 alterou a Portaria de Consolidação GM/MS nº 5/2017 para atualizar a Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho a ser adotada como referência das doenças e agravos oriundos do processo de trabalho. Nesse sentido, analise as assertivas seguintes a respeito de agentes e/ou fatores de risco no trabalho e as respectivas doenças relacionadas ao trabalho, de acordo com a Lista A da Portaria GM/MS nº 1.999/2023:

I. Fatores de risco psicossociais no trabalho relacionados à jornada de trabalho (trabalho em turnos; trabalho noturno) podem desencadear distúrbios metabólicos e obesidade.
II. Fatores de risco psicossociais relacionados a risco de morte e trauma no trabalho podem desencadear transtornos de adaptação, transtornos psicóticos agudos e transitórios e episódios depressivos.
III. Agentes e/ou fatores de risco como a vibração em atividades de trabalho podem desencadear doença de Kienböck do adulto e síndrome de Reynaud.

Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas III.
  • C Apenas I e II.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.

Assinale a alternativa que apresenta uma palavra que poderia substituir corretamente o vocábulo “reputação” (l. 25) sem causar alterações significativas ao sentido original do trecho em que ocorre.

  • A Peculiaridade.
  • B Particularidade.
  • C Fama.
  • D Culpa.
  • E Omissão.

Considerando o emprego do acento indicativo de crase, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas tracejadas nas linhas 01, 05 e 18.

  • A às – a – à
  • B às – à – à
  • C às – à – a
  • D as – a – à
  • E as – à – a

Assinale a alternativa que indica quantas outras alterações seriam obrigatoriamente necessárias caso as palavras “muitas empresas” fossem substituídas por “a empresa” no trecho a seguir, retirado do texto:

“[...] porque muitas empresas ainda insistem no modelo antigo de publicidade, no qual elas apenas exaltam a si mesmas e aos seus produtos, como se elas fossem a única fonte de informação de si mesmas para os seus clientes”.

  • A 4.
  • B 5.
  • C 6.
  • D 7.
  • E 8.