Questões comentadas de Concursos para Médico otorrinolaringologista

Limpar Busca

Leia o trecho a seguir.


Ma’de brinquinho, Ricardo!? Teu tio vai ficar

desesperado!

Ó Tavinho, põe esta camisola pra dentro

Assim mais pareces um espantalho!



O compositor da música, Caetano Veloso, destaca no trecho

  • A a criação de uma variedade estilística da língua portuguesa Brasil.
  • B a valorização da variedade regional da língua portuguesa no Brasil.
  • C a crítica à variedade cultural da língua portuguesa no Brasil.
  • D o estranhamento da variedade regional da língua portuguesa no Brasil.

Leia o texto a seguir.




Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas



Disponível em: <https://diplomatique.org.br/novas-tirinhas-de-andre-dahmertransformam-algoritmo-em-personagem-intrometido/>. Acesso em: 21 dez.

2023.




O personagem Algoritmo, criado pelo quadrinista André Dahmer, faz uma alusão a como os algoritmos influenciam e são influenciados pelos usuários da internet, na medida em que monitora pesquisas, conversas e “likes” para criar sugestões de conteúdos a serem consumidos. Nesse contexto, a tirinha

  • A relativiza o modo como o personagem é afetado pela profusão de informações, tanto as verdadeiras quanto as falsas, a partir da sugestão do Algoritmo.
  • B ironiza a realidade conectada de internautas, como é o caso do personagem, que se admira do imediatismo do acesso às informações e desconsidera que nem todas são legítimas e verdadeiras.
  • C exalta a iniciativa do personagem de tornar-se uma pessoa mais consciente, já que agradece por todas as informações oferecidas pelo Algoritmo.
  • D minimiza a maneira com que veículos de comunicação exploram o sensacionalismo, que pode levar ao engano daqueles que não estão cientes das formas de propagação de informações na internet, como é o caso do personagem.

Um exemplo do que seriam os adjetivos animais, citados no texto, pode ser reconhecido em

  • A “Pedro tem o apelido de gato, já viu como ele é bonito?”.
  • B “Eles comem como passarinhos, em poucas quantidades”. 
  • C “Ela é uma cobra, muito traiçoeira com os colegas de trabalho!”.
  • D “Os homens agem como os ratos, todos eles!”.

Considerando a relação de coordenação das orações que constroem o texto verbal da frase, há um efeito de sentido que indica

  • A adversidade, posto que a ideia subsequente ao conectivo “mas” é oposta à ideia que o precede. 
  • B conclusão, já que a ideia seguinte ao conectivo “mas” é estabelecida como uma conclusão ao que foi apresentado anteriormente.
  • C lógica, uma vez que a ideia apresentada posteriormente ao conectivo “mas” faz parte de uma relação lógica posta anteriormente ao conectivo em questão.
  • D explicação, já que a ideia consecutiva ao conectivo “mas” atua como uma explicação do que foi proposto previamente pelo período anterior ao conectivo.

O uso de travessões, em dois dos parágrafos do texto, indica

  • A o destaque à informação entre eles contida, essencial para a compreensão do texto.
  • B a pessoalidade da autora que usa o recurso para expressar sua opinião.
  • C a citação das falas de entrevistados articuladas ao conteúdo do texto.
  • D a irrelevância da informação, podendo ser desconsiderada na interpretação do texto.