Questões comentadas de Concursos para Mestrado

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Quanto a Marca, avalie as assertivas na sequência.


I- O registro, segundo a legislação brasileira aplicável, outorga ao titular o direito exclusivo de impedir que terceiros comercializem produtos idênticos ou semelhantes com uma marca igual ou semelhante a ponto de causar confusão entre os consumidores.

II- Uma marca registrada que goza de boa reputação junto aos consumidores pode ser utilizada como componente apoiador da captação de recursos junto às instituições de crédito.

III- Sem o registro da marca, o investimento realizado na adoção de uma marca no mercado pode ser em vão, já que as empresas concorrentes podem usar sinal idêntico ou semelhante para identificar os mesmos produtos ou serviços.

IV- Uma marca registrada pode ser licenciada a outras empresas, garantindo assim uma receita suplementar para o seu negócio, ou pode ainda ser a base para instalação de uma Rede de Franquia ou o processo inicial para o investimento na distribuição do produto.

V- Uma Marca de Alto Renome é amplamente conhecida pela população e está dispensado o registro nos países onde os produtos e serviços que a levam é comercializada.


Das assertivas apresentadas:

  • A As assertivas I, II, III, IV e V estão corretas.
  • B Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
  • C Apenas as assertivas I, II e V estão corretas.
  • D Apenas as assertivas I, II, III e IV estão corretas.

Com relação às Patentes, analise as assertivas apresentadas na sequência.


I- A Lei brasileira sobre patentes prevê quatro naturezas (tipos) de proteção por patentes: as patentes de invenção (PI), as patentes de modelo de utilidade (MU), Software de Aplicativos (SA) e Indicação Geográfica (IG).

II- O objeto de uma patente de invenção e de modelo de utilidade deve atender aos requisitos de novidade, atividade/ato inventivo e aplicação industrial.

III- A patente dá ao seu titular o direito exclusivo de explorar uma invenção tecnológica no mercado, bem como impedir que outras pessoas fabriquem, utilizem, divulguem para venda, vendam ou importem um produto ou um processo baseado na invenção patenteada, sem a prévia e expressa autorização do titular.

IV- Uma patente é um eficaz instrumento empresarial que possibilita aos empresários obter a exclusividade no uso de um novo produto ou processo, alcançar uma posição tecnológica e empresarial privilegiada no mercado e obter lucros através da exploração direta ou concessão de licenças.

V- Produtos completos (tais como uma máquina fotográfica, um telefone portátil, ou um automóvel) podem incorporar várias invenções cobertas por diversas patentes que podem pertencer a detentores diferentes.


Das assertivas apresentadas:

  • A As assertivas I, II, III, IV e V estão corretas.
  • B Apenas as assertivas I, II, III e IV estão corretas.
  • C Apenas as assertivas II, III, IV estão corretas.
  • D Apenas as assertivas II, III, IV e V estão corretas

Segundo o Manual de Oslo, a gestão do conhecimento envolve as atividades relativas à apreensão, ao uso e ao compartilhamento de conhecimentos por uma organização ou empresa, envolvendo a gestão das interações externas e dos fluxos de conhecimento no interior da empresa, incluindo métodos e procedimentos de busca de conhecimento externo e o estabelecimento de relacionamentos mais estreitos com outras empresas (fornecedores, concorrentes), consumidores ou instituições de pesquisa. As afirmações abaixo são exemplos de práticas de gestão do conhecimento voltadas para a melhoria do fluxo interno e do uso das informações, EXCETO:

  • A As atividades de integração, que promovem a interação entre os empregados de diferentes áreas, por exemplo, engenheiros e operários da produção.
  • B A educação regular ou os programas de treinamento.
  • C Os grupos de trabalho formais e informais para promover a implementação de decisões de gerência de maneira hierárquica e eficiente.
  • D As bases de dados sobre as “melhores práticas” dos trabalhadores.

Para que uma obra de Direito do Autor e/ou Direito Conexo seja protegida pela 9.610 de 1998 (Lei do Direito Autoral), elaDEVE ser:


I. Uma cópia fiel de outra obra de domínio público.

II. Decorrente da capacidade criativa humana.

III. Exteriorizada na forma de fixação da obra em uma parede ou em um painel eletrônico.

IV. Publicada e divulgada nos meios de comunicação eletrônico e em papel.


Das assertivas apresentadas:

  • A Apenas a assertiva II está correta.
  • B Apenas as assertivas I e II estão corretas.
  • C Apenas as assertivas I e IV estão corretas.
  • D Apenas as assertivas II e IV estão corretas.

Segundo a Lei 9.610 de 1998 (Lei do Direito Autoral), o Direito de Autor e os Direitos Conexos permitem à uma empresa:


I. Transferir os direitos de autor, por meio de cessão, que é válida em qualquer país.

II. Controlar a exploração comercial de obras originais, como por exemplo, de livros, de sites da internet, etc.

III. Copiar ou explorar, comercialmente, sem a devida autorização do titular do direito.

IV. Encomendar uma obra didática com cessão parcial ou total de reprodução.

V. Autorizar o uso ou a exploração temporária de uma obra, por terceiros, devidamente definidas em cláusulas contratuais.


Das assertivas apresentadas:

  • A Apenas a assertiva I está correta.
  • B Apenas as assertivas II, IV e V estão corretas.
  • C Apenas a assertivas III está correta.
  • D Apenas as assertivas II e IV estão corretas.