Questões comentadas de Concursos para MG

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Esta questão foi anulada pela banca organizadora.

“O nosso do Brasil, que eu prefro, entre outros, porque não dá para entender as palavras, e por isso não ameaça ninguém, mesmo assim tem um pedaço que diz que a gente não teme a própria morte."

Sobre o trecho acima, só é ERRADO afrmar que:

  • A Para a menina, o trecho do hino que fala da “própria morte" não contém resquícios de ameaça ou de agressividade.
  • B A menina expressa sua difculdade em entender a letra do hino brasileiro.
  • C Na visão da garota, o hino do Brasil é, comparativamente, menos inofensivo por não expressar tanta sugestão de violência.
  • D A difculdade em decodifcar a letra do hino brasileiro é associada à ideia de que ele contém menos sugestão de violência.

Assinale a alternativa que NÃO contém um indicativo da ingenuidade revelada pela criança autora da composição.

  • A O fato de ela nutrir maior ou menor simpatia por um país em função do desenho da bandeira.
  • B O fato de ela entender a letra dos hinos de forma literal, como se revelassem a forma de ser e viver de uma nação.
  • C O fato de ela não ter chorado durante a apresentação do hino brasileiro.
  • D O fato de ela supor que a razão de os jogadores falarem línguas diferentes é uma estratégia para ajudar no jogo.

“Teve um que mordeu um outro. Acho que foi pouco, coisas muito piores podiam acontecer. Podia acontecer de morrerem, por exemplo.”

Sobre o fragmento acima, é INCORRETO afirmar que:

  • A a criança interpretou a mordida como uma concretização da agressividade que se prenuncia nos hinos dos países.
  • B as formas verbais “podiam” e “podia” aceitam a substituição por “poderiam” e “poderia”, respectivamente, sem alteração de sentido.
  • C nele se expressa um desejo de fundo malicioso da autora da composição.
  • D o plural do verbo “morrer” se justifica pela concordância com “jogadores”.

Assinale a alternativa em que NÃO se observa um equívoco decorrente da imaginação infantil da autora da composição.

  • A “É um risco no fim do jogo o campo ficar cheio de mortos.”
  • B “[...] mas na verdade só a camisa é azul, eles são brancos ou pretos, como todo mundo.”
  • C “Mostra como o país é fininho [...] todo mundo muito apertado, quase sem poder respirar, e ainda com medo de vulcão.”
  • D “Quando o jogo está chato, os jogadores [...] jogam xadrez.”

Assinale a alternativa em que a criança NÃO comete equívoco conceitual ou de informação.

  • A “Na Suíça e na Bélgica eles falam muitos línguas, além do suíço e do bélgico.”
  • B “O mundo é dividido em nações, que é o nome que tem os países como o Brasil, o Japão, etc., mas não Rio de Janeiro, Cuiabá, Pernambuco, que isso não é nação, é cidade.”
  • C “[...] pessoas que gostam muito de jogar xadrez, por isso a camisa deles é como um tabuleiro de xadrez, como os quadradinhos branco e vermelho.”
  • D “Tem muito hino que fala de morrer.”