Questões comentadas de Concursos para Monitor de Educação Infantil

Limpar Busca

A conjunção concessiva “embora”, sublinhada no último parágrafo, separa duas orações e indica um fato contrário à ação principal. Qual outra conjunção pode ser utilizada em seu lugar sem que prejudique o sentido da frase?

  • A Conquanto.
  • B Portanto.
  • C Conforme.
  • D Porque.

A palavra “que”, sublinhada no terceiro parágrafo, faz referência:

  • A Ao corpo listrado de branco do peixe-leão.
  • B Aos espinhos venenosos não fatais.
  • C Às cores vermelho, laranja e marrom.
  • D Ao tamanho do peixe-leão.

De uma forma geral, o texto trata sobre:

  • A A divulgação do fato de o peixe-leão estar se espalhando pelo Brasil.
  • B Pesquisas realizadas sobre a disseminação do peixe-leão.
  • C Uma utilidade pública em caso de captura de um peixe-leão.
  • D A divulgação das características do peixe-leão.

No ambiente escolar, diferentes tipos de acidentes ocorrem de acordo com a idade e o estágio de desenvolvimento físico e psíquico das crianças e dos adolescentes. Sabe-se que a criança apresenta interesse em explorar situações novas, para as quais nem sempre está preparada, o que facilita a ocorrência de acidentes. Ao prestar os primeiros socorros a uma pessoa que sofreu acidente ou uma intercorrência clínica, deve-se observar os seguintes princípios básicos:


I. Remover a vítima imediatamente para o serviço de atendimento de saúde, evitando, assim, que a situação da pessoa que sofreu acidente ou intercorrência clínica seja agravada.

II. Não permitir que outras pessoas se tornem vítimas, pois a responsabilidade do socorrista é garantir a segurança das pessoas ao redor.

III. Manter a calma e a tranquilidade facilita o raciocínio e a avaliação da situação da vítima e dos cuidados necessários.


Estão CORRETOS:

  • A Todos os itens.
  • B Somente os itens I e II.
  • C Somente os itens I e III.
  • D Somente os itens II e III.

Considerando-se a presença ou a ausência do acento indicativo de crase, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


(_) Vou à Roma.

(_) Ele enviou o presente a um amigo.

(_) Ela voltou à casa da sua família.

  • A C - C - E.
  • B E - C - C.
  • C C - E - E.
  • D E - C - E.