Questões comentadas de Concursos para Monitor de Sala de Aula

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Marque a alternativa, onde temos um predicado nominal.
  • A Nunca considerei esta atitude importante.
  • B A aluna chorava nervosa.
  • C Minha mãe ficou doente.
  • D Aquele professor acusou-me de fofoqueira.
Sendo a surdez uma privação sensorial, que interfere diretamente na comunicação, alterando a qualidade da relação que o indivíduo estabelece com o meio, ela pode ter sérias implicações para o desenvolvimento de uma criança, conforme o grau da perda auditiva que a mesma apresenta. Sobre a relação entre o grau da Surdez e o desenvolvimento infantil, é correto afirmar:
  • A Surdez severa: a criança terá dificuldades em adquirir a fala e linguagem espontaneamente; poderá adquirir vocabulário do contexto familiar; existe a necessidade do uso de aparelho de amplificação e acompanhamento especializado.
  • B Surdez leve: a criança é capaz de perceber os sons da fala; adquire e desenvolve a linguagem oral espontaneamente; o problema geralmente é tardiamente descoberto; em todos os casos necessita de aparelho de amplificação.
  • C Surdez moderada: a criança pode demorar um pouco para desenvolver a fala e linguagem; apresenta alterações articulatórias (trocas na fala) mas percebe todos os sons com clareza, tendo apenas dificuldade em perceber a fala em ambientes ruidosos; não apresenta dificuldade no aprendizado da leitura e escrita.
  • D Surdez profunda: a criança dificilmente desenvolverá a linguagem oral espontaneamente; auditivamente não responde nem a sons muito intensos como: bombas, trovão, motor de carro e avião; raramente utiliza a leitura orofacial; necessita fazer uso de aparelho de amplificação e/ou implante coclear, bem como de acompanhamento especializado.
“Fragmentação; síntese; busca pela linguagem brasileira; nacionalismo; ironia, humor e paródia; relato do cotidiano; revisão crítica do passado histórico e cultural; versos livres; rompimento com as estruturas do passado; anarquismo, sentido destruidor; volta às origens; linguagem coloquial; valorização do índio brasileiro; nacionalismo ufanista, exagerado e utópico; caráter revolucionário.” As características mencionadas referem-se ao: 
  • A Arcadismo.
  • B Realismo.
  • C Quinhentismo.
  • D Modernismo.

Relacione as colunas referentes a figuras de linguagem e marque a alternativa correta.

Coluna I.

A) Elipse.

B) Pleonasmo.

C) Anacoluto.

D) Silepse.

E) Onomatopeia.


Coluna II.

1- É o emprego de palavras redundantes, com o fim de reforçar, ou enfatizar a expressão.

2- Consiste no aproveitamento de palavras cuja pronúncia imita o som, ou a voz natural dos seres. É um recurso fonêmico, ou melódico que a língua proporciona ao escritor.

3- É a quebra, ou interrupção do fio da frase, ficando termos sintaticamente desligados do resto do período, sem função. O termo sem nexo sintático coloca-se, em geral, no início da frase para se lhe dar realce.

4- Ocorre esta figura quando efetuamos a concordância não com os termos expressos, mas com a ideia a eles associada em nossa mente.

5- É a omissão de um termo, ou oração que facilmente podemos subentender no contexto. É uma espécie de economia de palavras.

  • A A (3) – B (5) – C (2) – D (4) – E (1).
  • B A (2) – B (4) – C (1) – D (3) – E (5).
  • C A (1) – B (5) – C (3) – D (4 ) – E (2).
  • D A (5) – B (1) – C (3) – D (4) – E (2).
Em se tratando da classificação dos substantivos, relacione a Coluna I com a Coluna II e marque a alternativa correta.
Coluna I.
A- Substantivo composto. B- Substantivo derivado. C- Substantivo coletivo. D- Substantivo abstrato.
Coluna II. 1- Fauna. 2- Guarda-roupa. 3- Laranjeira. 4- Medo.
  • A A (2) – B (3) – C (1) – D (4).
  • B A (4) – B (1) – C (3) – D (2).
  • C A (2) – B (3) – C (4) – D (1).
  • D A (1) – B (4) – C (2) – D (3).