Questões comentadas de Concursos para Monitor Especial Escolar

Limpar Busca

O teórico Jean Piaget propôs uma das teorias mais influentes do desenvolvimento cognitivo. Sua teoria cognitiva procura descrever e explicar o desenvolvimento de processos de pensamento e estados mentais. Também analisa como esses processos de pensamento influenciam a maneira como entendemos e interagimos com o mundo. Piaget então propôs uma teoria do desenvolvimento cognitivo para explicar as fases e a sequência do desenvolvimento intelectual das crianças.
Sobre essas fases, analise os itens abaixo: 

I – A Fase Sensório-motora: Um período de tempo entre o nascimento e os dois anos de idade, durante o qual o conhecimento da criança sobre o mundo é limitado às suas percepções sensoriais e atividades motoras. Os comportamentos são limitados a respostas motoras simples causadas por estímulos sensoriais.

II - A Fase Pré-Operacional: Um período entre as idades de 2 e 6 anos durante o qual uma criança aprende a usar a linguagem. Durante esta fase, as crianças ainda não entendem a lógica concreta, não podem manipular mentalmente as informações e são incapazes de considerar o ponto de vista de outras pessoas.

III – A Fase Operacional Concreta: Um período entre as idades de 7 e 11 anos durante o qual as crianças obtêm uma melhor compreensão das operações mentais. As crianças começam a pensar logicamente sobre eventos concretos, mas têm dificuldade em entender conceitos abstratos ou hipotéticos.

IV - A Fase de Operacional Formal: Um período entre os 12 anos de idade até a idade adulta, quando as pessoas desenvolvem a capacidade de pensar sobre conceitos abstratos. Habilidades como pensamento lógico, raciocínio dedutivo e planejamento sistemático também surgem durante essa fase.

Estão corretos:

  • A Apenas I e II.
  • B Apenas III e IV.
  • C Apenas II e III.
  • D I, II, III e IV.

Teoria que enfatiza o papel da interação social e da cultura no desenvolvimento cognitivo da criança, postulando que o conhecimento é construído em um contexto social e histórico:

  • A Teoria sociocultural de Lev Vygotsky.
  • B Teoria do desenvolvimento psicossocial de Erik Erikson.
  • C Teoria do condicionamento clássico de Ivan Pavlov.
  • D Teoria da aprendizagem social de Albert Bandura.

Conceitos, relacionado à teoria de Lev Vygotsky, que se refere à distância entre o que a criança é capaz de fazer sozinha e o que ela pode fazer com a ajuda de um adulto ou de um colega mais experiente:

  • A Zona de desenvolvimento proximal.
  • B Escaffolding.
  • C Internalização.
  • D Mediação.

De acordo com a teoria de Jean Piaget, o processo pelo qual uma criança incorpora novas informações em seus esquemas existentes, modificando-os para acomodar essas novas informações, é denominado:

  • A Assimilação.
  • B Equilibração.
  • C Esquema.
  • D Acomodação.

Assinale a alternativas que melhor representa o conceito de "scaffolding" proposto por Lev Vygotsky:

  • A A capacidade da criança de aprender sozinha, sem a necessidade de ajuda externa.
  • B O apoio oferecido pelo professor ou adulto para que a criança possa realizar uma tarefa que, inicialmente, está além de suas capacidades.
  • C A criação de um ambiente de aprendizagem desafiador, no qual a criança é constantemente estimulada a superar seus limites.
  • D A transmissão de informações prontas e acabadas pela figura de autoridade.