Questões comentadas de Concursos para Museólogo

Limpar Busca

Na canção, o verso ‘‘Qual seria a graça do mundo se fosse assim?’’ é caracterizado como uma pergunta retórica, pois:

  • A serve para construir a argumentação de maneira lógica, partindo-se de um conceito geral para um conceito particular.
  • B tem raciocínio dedutivo estruturado formalmente a partir de uma proposição maior: ‘‘A amplitude do mundo relacionada à vida’’.
  • C transmite uma verossimilhança que traz uma conclusão eficaz, mas questionável.
  • D há uma criticidade reflexiva que não exige uma resposta imediata.

Na canção Trem-Bala, de Ana Vilela, diversas marcas de oralidade aparecem em versos que refletem a linguagem falada, como o uso de expressões informais e construções simples e diretas. Assinale a alternativa que indica a estrofe que NÃO contém essas marcas de oralidade.

  • A Primeira.
  • B Segunda.
  • C Terceira.
  • D Sexta.

A letra da canção menciona a ideia de ‘‘sentir-se infinito’’ e apresenta versos que reforçam essa concepção. Assinale a alternativa que NÃO contém um verso alinhado a essa ideia.

  • A ‘‘É sobre escalar e sentir que o caminho te fortaleceu’’
  • B ‘‘E sim sobre cada momento, sorriso a se compartilhar’’.
  • C ‘‘Que a vida é trem-bala, parceiro’’.
  • D ‘‘Num universo tão vasto e bonito, é saber sonhar’’.

Com base nos avanços recentes na Museologia, analise as afirmações a seguir:

I. Os modelos contemporâneos de Museologia têm buscado superar o caráter limitado do modelo custodial/tecnicista ao incorporar contribuições teóricas e práticas que surgiram ao longo do século XX, como os ecomuseus e a Nova Museologia. A Nova Museologia, especificamente, redefiniu o papel do museu, transformando-o de uma instituição voltada para a transmissão de conhecimento para um veículo de expressão da identidade comunitária.
II. O movimento dos ecomuseus, inicialmente associado ao impacto de ideias ambientalistas e à criação de museus ao ar livre, foi consolidado pelo movimento da Nova Museologia, que incorporou a participação comunitária no tratamento e cuidado do patrimônio. A Declaração de Quebec, de 1984, formalizou o Movimento Internacional para uma Nova Museologia (MINOM), estabelecendo uma rede de conceitos fundamentada em território, patrimônio e comunidade.
III. As tecnologias digitais também desempenharam um papel crucial na transformação dos museus contemporâneos. O conceito de museu virtual não só reconfigura o papel das exposições e dos acervos, mas também transforma os museus em sistemas de informação. A musealização de objetos imateriais, como as tradições orais, rituais e artes do espetáculo, deixou de ser um desafio teóricos para uma refulgente prática de campo.
IV. A musealização refere-se ao processo de transformação de objetos materiais e imateriais em testemunhos históricos. No entanto, somente a partir de 1972, o conceito de patrimônio passou a incluir a dimensão imaterial, dada pela Convenção da UNESCO de 1972, sobre a proteção do Patrimônio Mundial Cultural e Natural.
V. O desenvolvimento da Nova Museologia e dos ecomuseus contribuiu diretamente para a problematização do papel tradicional do museu, ampliando sua função para além da simples exposição de objetos materiais. A perspectiva contemporânea busca integrar os museus como agentes de transformação social, o que se reflete no movimento dos museus virtuais, que dispensam o edifício físico e os acervos tradicionais, redefinindo completamente a função da instituição museal.
É correto afirmar que há:

  • A Apenas duas afirmativas verdadeiras.
  • B Apenas três afirmativas verdadeiras.
  • C Apenas quatro afirmativas verdadeiras.
  • D Todas as afirmativas verdadeiras.

A canção é repleta de metáforas, que enriquecem seu significado. Assinale a alternativa que apresenta um verso que NÃO contém uma metáfora.

  • A ‘‘Que a vida é trem-bala, parceiro’’.
  • B ‘‘Sorria e abraça os teus pais enquanto estão aqui’’.
  • C ‘‘É sobre escalar e sentir que o caminho te fortaleceu’’.
  • D ‘‘É saber se sentir infinito’’.