Questões comentadas de Concursos para Operador de Áudio e VT

Limpar Busca

Assinale a alternativa em que a expressão relacionada ao termo sublinhado interfere no contexto em que foi utilizado.

  • APercebi que nunca havia visto uma cebola.” (1º§) – jamais.
  • BMas, cortada a cebola, eu olhei para ela e tive um susto.” (1º§) – portanto.
  • CDe repente, a cebola, de objeto a ser comido, se transformou em obra de arte para ser vista!” (1º§) – inesperadamente.
  • DEntretanto, faz uns dias, eu fui para a cozinha para fazer aquilo que já fizera centenas de vezes: cortar cebolas.” (1º§) – todavia. 

Paula é produtora cultural e está muito feliz por ter sido contemplada com um fomento da prefeitura da cidade onde mora. Ela vai entrar em um curso específico para aprender a detalhar todos os gastos em uma planilha, afinal, a prestação de contas precisa ser feita de forma clara e objetiva. Isso significa que sua atividade exigirá o manuseio de: 

  • A Excel.
  • B Word.
  • C BR Office.
  • D PowerPoint.

Preposição é a classe das palavras que liga duas outras palavras, estabelecendo entre elas determinadas relações de sentido e de dependência. Assinale a alternativa em que o termo destacado NÃO é preposição.

  • AAto banal sem surpresas.” (1º§)
  • BEssa perturbação ocular que a acometeu é comum entre os poetas.” (2º§)
  • CEu fiquei em silêncio aguardando que ela me revelasse os sinais da sua loucura.” (1º§)
  • DQuando vejo os ipês floridos, sinto-me como Moisés diante da sarça ardente: [...]” (3º§)

É possível inferir que o texto de Rubem Braga é marcado pela brevidade temporal e apresenta episódios do cotidiano captados com sensibilidade pelo cronista, que extrai deles momentos de humor e reflexão sobre a vida e o mundo. São consideradas características da crônica – um gênero narrativo moderno, EXCETO:

  • A Linguagem simples.
  • B Escrita em textos curtos e de fácil compreensão.
  • C Caráter crítico sobre comportamentos e situações.
  • D Defesa do ponto de vista de um tema a partir de argumentos sobre o assunto.

A palavra “que” pode ter classificação gramatical diversa de acordo com a frase na qual está inserida. De acordo com o emprego da palavra “que” nos trechos selecionados a seguir, assinale o que se DIFERENCIA dos demais.

  • AA árvore que o sábio vê [...]” (3º§)
  • BAcho que estou ficando louca.” (1º§)
  • CMas uma mulher que vivia perto da minha casa decretou [...]” (3º§)
  • D “[...] decretou a morte de um ipê que florescia à frente de sua casa [...]” (3º§)