Questões comentadas de Concursos para Ouvidor Legislativo

Limpar Busca

O objetivo principal desse texto é

  • A relatar experiências positivas de meninas empreendedoras brasileiras que possuem as mesmas habilidades de meninos.
  • B apresentar uma nova geração de meninas brasileiras e suas ações com habilidades para igualar as condições de gênero.
  • C discutir soluções para o problema de diferenças gritantes de gênero por meio de exemplos de meninas brasileiras.
  • D denunciar criminalmente as diferenças de gênero, bem como as consequências violentas que elas geram nas meninas.

Assinale a alternativa que apresenta, entre parênteses, comentário incorreto acerca da opinião apresentada pela autora.

  • A “Nada poderia estar mais distante do que vejo.” (Referência às imagens de meninas estereotipadas apresentadas pelo navegador em comparação com as experiências atuais da autora em relação ao tema.)
  • B “É hora de atualizar o navegador.” (Referência à visão preconceituosa que o navegador da internet faz de meninas, motivado pela desigualdade de gêneros também presente na internet.)
  • C “[...] permita-me contar o que elas andam aprontando.” (Referência às ações das meninas relatadas no texto, que estiveram em contato com a autora.)
  • D “Mas não acredite nas imagens do Google: elas não estão sozinhas”.(Referência à capacidade de as meninas se reunirem em rede, diferentemente da imagem de solitárias encontradas em busca na internet.)

Assinale a alternativa em que a autora defende a liberdade e a igualdade de escolha para as meninas.

  • A “[...] de meninas sem acesso à educação básica, de barrigas de grávida em corpinhos ainda em formação, de noivas que deveriam estar brincando – de boneca ou de carrinho.”
  • B “O Brasil, quarto no ranking mundial de casamentos infantis, aprovou em março deste ano lei que proíbe o casamento de menores de 16 anos em qualquer circunstância.”
  • C “Desde 2012, por iniciativa da ONU, 11 de outubro é o Dia Internacional da Menina.”
  • D A diferença na renda familiar entre as quatro meninas é abismal.”

Assinale a alternativa cujo pronome em destaque incluiu no discurso da autora as quatro meninas apresentadas no texto.

  • A “[...] todo o potencial que por séculos esteve enterrado aflora, originando um ciclo virtuoso benéfico para todos nós.”
  • B “Se você está entre aqueles para quem o termo menina denota condescendência [...]”
  • C “[...] quando ela nos procurou pelo Instagram pra falar de seu projeto.”
  • D “[...] muito mais do que eu poderia contar.

A autora lança mão de um recurso recorrente nesse texto, que é apresentar o tema após discorrer sobre ele.


Assinale a alternativa em que esse recurso não foi utilizado.

  • A “É uma palavra em transição, menina.”
  • B “Uma palavra cujo novo significado ainda não foi compreendido pela geração que hoje está no poder: meninas.”
  • C “Meninas: são elas a força capaz de acelerar os 108 anos que nos separam da igualdade de gênero.”
  • D “A sueca de 16 anos que pode se tornar a pessoa mais jovem da História a ser laureada com o Nobel da Paz, se realizar o feito, ocupará o posto que hoje é de outra menina. Greta Thunberg e Malala [...]