Questões comentadas de Concursos para Pedagogo

Limpar Busca

O pedagogo é o profissional que atua em processos relacionados ao ensino e aprendizagem. Seu trabalho está intimamente ligado ao do professor e é considerado como um apoio educacional. Marque a alternativa CORRETA sobre a atribuição do trabalho do pedagogo.

  • A O pedagogo contribui para a qualidade econômica do ensino e aprendizado, fortalecendo a construção do conhecimento.
  • B O pedagogo desenvolve projetos artísticos de educação básica, coordena a execução e avalia o andamento desses projetos.
  • C O pedagogo coordena reformas estatísticas, definindo que tipo de conhecimentos e competências os alunos devem adquirir em cada etapa do ensino regular.
  • D O pedagogo estipula os horários dos diretores em sala de aula e organiza as atividades de planejamento de ensino, planeja e organiza atividades acadêmicas.
  • E O pedagogo é um especialista em educação e associa o aprendizado às questões sociais e à realidade em que o estudante se encontra.

Na formação de professores, é primordial o estudo da epistemologia das tendências pedagógicas que darão alicerce teórico à prática pedagógica, fomentando conhecimentos e atitudes que favoreçam o aprimoramento profissional. No contexto educacional brasileiro, destacam-se as abordagens liberal e progressista do trabalho pedagógico. Entre as alternativas, a seguir marque a que representa a abordagem progressista do trabalho pedagógico.

  • A Prioriza a valorização das aptidões individuais, alicerçada na meritocracia.
  • B A escola se organiza como uma agência centrada no professor.
  • C Aos estudantes, cabe assimilar os conhecimentos que lhes são transmitidos.
  • D Caracteriza-se pela adoção da heterogeneidade como princípio educativo.
  • E É artificial, porque o foco central está no ensino do conteúdo proposto.

No processo de alfabetização e letramento, as práticas docentes de leitura e escrita, nas séries iniciais, são importantes, pois as crianças, nesse processo de ensino e aprendizagem, percorrem várias etapas para serem alfabetizadas. Assinale qual alternativa está em desacordo com a relevância das práticas docentes alfabetizadoras que abordam também o letramento.

  • A A Leitura e a escrita de textos sem objetivos que perpassam as relações sociais das crianças.
  • B As diferentes fases da escrita pelas quais a criança passa em cada fase de sua evolução.
  • C As relações entre os sons e os grafemas, para a formação alfabetização da criança leitora e escritora.
  • D Com as facetas psicológica, psicolinguística, sociolinguística e linguística envolvidas na alfabetização.
  • E Os professores devem alfabetizar letrando, proporcionando práticas que promovam o letramento social

A função social da escola está pautada no compromisso com a formação do cidadão e da cidadã com fortalecimento dos valores de solidariedade e o compromisso com a transformação dessa sociedade.
Assinale a alternativa que indica a representação dos compromissos com a função social da escola, pautada na discussão da Conferência Nacional da Educação Básica.

  • A A educação escolar deve garantir as funções de classificação e hierarquização dos postulantes aos futuros empregos.
  • B A educação escolar deve vincular-se ao trabalho capitalista e à prática de exclusão de crianças com necessidades especiais.
  • C A construção de um sistema de ensino que possa se constituir em fator de mudança alcançada por meio da meritocracia.
  • D A formação das novas gerações em termos de acesso direto à universidade, de formação elitista e de constituição para a economia.
  • E O processo e prática social constituídos e constituintes das relações sociais mais amplas que alcancem todas as escolas e todos os estudantes.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), de 1948, desencadeou um processo de mudança no comportamento social e na produção de instrumentos e mecanismos internacionais de direitos humanos que foram incorporados ao ordenamento jurídico dos países signatários.
Marque a alternativa que mais amplia o espectro e demonstra o resultado desse processo.

  • A Mudança no descompasso entre os indiscutíveis avanços no plano jurídico-institucional e a realidade concreta da efetivação dos direitos.
  • B Mudança na base dos atuais sistemas global e regionais de proteção dos direitos humanos, sendo possível o reconhecimento dos direitos humanos.
  • C Mudança no recrudescimento da violência, observando o agravamento na degradação da biosfera, e na generalização dos conflitos.
  • D Mudança no crescimento da intolerância étnico-racial, religiosa, cultural, geracional, territorial, físico-individual e de gênero.
  • E Mudança na reorganização da sociedade civil transnacional, a partir da qual redes de ativistas lançam ações coletivas de defesa dos direitos humanos.