Questões comentadas de Concursos para Pedagogo - (HU - FURG)

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A partir de uma leitura atenta do texto, pode-se compreender que o título faz menção a uma ideia de liberdade que:
  • A está restrita ao poder aquisitivo das pessoas.
  • B impede as escolhas devido à violência social.
  • C limita os cidadãos em função dos deveres legais.
  • D é motivada por valores morais e individuais.
  • E está condicionada por padrões culturais.
Em “Medicados como somos (a pressão, a gordura, a fadiga, a insônia, o sono, a depressão e a euforia, a solidão e o medo tratados a remédio)” (2°§), pode-se inferir o posicionamento da autora que, nesse fragmento, representa a medicação como uma prática:
  • A ineficiente
  • B preventiva
  • C exagerada
  • D acertada
  • E restritiva
A referência ao algodão-doce colorido, no primeiro período do texto, ilustra a expressividade da linguagem por meio da seguinte figura de estilo:
  • A metáfora
  • B eufemismo
  • C comparação
  • D hipérbole
  • E personificação
No terceiro parágrafo, são encontradas várias frases interrogativas que revelam:
  • A os questionamentos da autora do texto.
  • B as cobranças colocadas pela sociedade.
  • C as dúvidas daqueles que tentam se enquadrar.
  • D as perguntas destinadas aos leitores do texto.
  • E as exigências que as pessoas fazem a si mesmas.

Considere o fragmento abaixo para responder à questão seguinte.

Talvez a gente possa escapar dessas cobranças sendo mais natural, cumprindo deveres reais, curtindo a vida sem se atordoar. Nadar contra toda essa correnteza. "(4°§)

Considerando o contexto em que o fragmento acima se encontra, percebe-se que os termos em destaque cumprem papel coesivo à medida que:
  • A antecipam uma informação que será desenvolvida posteriormente.
  • B sintetizam os posicionamentos dos leitores a partir das ideias do texto.
  • C caracterizam uma informação abrangente de modo vago e impreciso.
  • D resgatam uma ideia que já fora apresentada anteriormente no texto.
  • E fazem uma referência temporal indicando tratar-se de fatos presentes.