Questões comentadas de Concursos para Pedagogo Social

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O papel do pedagogo é fundamental na promoção de uma gestão eficaz do trabalho coletivo na escola, contribuindo para a melhoria do processo educacional e do ambiente escolar. Nesse contexto, considere as seguintes afirmativas:

I - O pedagogo social é responsável por elaborar planos de ação pedagógica que promovem a integração de alunos com diferentes necessidades educacionais, respeitando a diversidade e garantindo a inclusão.
II - A gestão do trabalho coletivo na escola envolve a promoção de reuniões periódicas com a equipe pedagógica, a fim de discutir estratégias de ensino, avaliação e aprimoramento das práticas educacionais.
III - O pedagogo social não tem responsabilidade na formação continuada dos professores, uma vez que essa é uma atribuição exclusiva da coordenação pedagógica. 

Está(ão) CORRETA(S) apenas a(s) afirmativa(s)

  • A I.
  • B II.
  • C I e II.
  • D I e III.
  • E II e III.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei n.º 9.394/1996, que estabelece as normas para a organização da educação no Brasil, assinale a alternativa CORRETA.

  • A A LDB prevê pré-escolas para as crianças de 4 (quatro) a 10 (dez) anos de idade.
  • B A educação escolar, segundo a LDB, compõe-se de educação básica e educação superior.
  • C A oferta da disciplina de língua inglesa é desnecessária no currículo do ensino fundamental.
  • D A formação técnica e profissional não deve ser ofertada no sistema regular de ensino.
  • E A gestão democrática deve priorizar a gestão dos recursos financeiros da instituição.

No contexto do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei n.º 8.069/1990, que versa sobre os direitos fundamentais das crianças e adolescentes no Brasil, considere as seguintes afirmativas relativas ao processo pedagógico.

I - É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.
II - O ECA não prevê o direito à inclusão de crianças e adolescentes com deficiência no sistema regular de ensino.
III - O ECA determina que o ensino seja ministrado com base em princípios que consideram específicos de cada criança ou adolescente, garantindo o atendimento às suas necessidades educacionais. 

Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).

  • A I, apenas.
  • B I e III, apenas.
  • C II, apenas.
  • D III, apenas.
  • E I, II e III.

Com base na função dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), os quais apresentam as diretrizes fundamentais para o ensino no Brasil, analise as afirmativas a seguir.

I - Definir as notas mínimas necessárias para a promoção dos alunos de uma série para outra e estabelecer o calendário escolar anual.
II - Orientar a prática pedagógica de forma a garantir a qualidade da educação e promover a equidade no sistema educacional.
III - Determinar as metas de lucro das instituições de ensino e estabelecer a ordem de aplicação das provas nacionais de avaliação educacional. 

Assinale uma alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) CORRETA(S). 

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C II, apenas.
  • D III, apenas.
  • E I, II e III.

Considere as duas colunas a seguir e associe os tipos de avaliação com as suas descrições correspondentes.   
1 - Avaliação Diagnóstica.
2 - Avaliação Somativa.
3 - Avaliação Formativa.
(  ) É usada, principalmente, para atribuir notas ou classificar o desempenho dos alunos após um período específico de instrução, geralmente no final de um capítulo, unidade, semestre ou curso.
(  ) É projetada para fornecer feedback contínuo durante o processo de aprendizagem, ajudando os alunos a melhorar o seu desempenho e os professores a ajustar a sua instrução.
(  ) É aplicada no início de cada ciclo, pois, assim, fica mais fácil detectar os erros e planejar as atividades a serem realizadas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando a associação estabelecida de cima para

  • A 3, 2, 1.
  • B 1, 2, 3.
  • C 2, 1, 3.
  • D 1, 3, 2.
  • E 2, 3, 1.