Questões comentadas de Concursos para Pesquisador - Governança de TI

Limpar Busca

Com relação à abordagem SWOT Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas do acrônimo strengths (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades), threats (ameaças) Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas, assinale a opção correta.

  • A No processo de elaboração de estratégias competitivas, as empresas devem analisar, de forma secundária, os aspectos relativos ao ambiente externo.
  • B Os stakeholders das organizações compõem uma categoria central na análise do ambiente interno.
  • C A oportunidade consiste em uma circunstância que, se bem explorada no ambiente organizacional, contribui para a redução da competitividade estratégica.
  • D A capacidade de inovação no ambiente organizacional é considerada uma ameaça à estratégia competitiva de uma empresa, visto que desestabiliza as estratégias elaboradas.
  • E Recursos tangíveis, tais como os financeiros, organizacionais, físicos e tecnológicos, são ativos que podem ser distinguidos e quantificados.

Considerando que o BSC (balanced scorecard) proporciona às organizações o alinhamento e a focalização de suas equipes executivas, unidades de negócio, recursos humanos, tecnologia da informação e recursos financeiros em relação à estratégia da organização, assinale a opção correta

  • A A metodologia do BSC fundamenta-se em cinco perspectivas para a medição e a gestão estratégica do desempenho da organização, a saber: perspectiva financeira, perspectiva dos processos internos, perspectiva do cliente, perspectiva do fornecedor e perspectiva de aprendizagem e crescimento.
  • B Em organizações descentralizadas ou dispersas geograficamente, a utilização do BSC restringe-se a contextos específicos, uma vez que, se ele foi empregado indiscriminadamente, pode inibir o alinhamento e a sinergia.
  • C As organizações, por meio do BSC, concentram seus processos gerenciais em torno da estratégia e maximizam sua capacidade de implementação.
  • D No processo de comunicação da estratégia organizacional, o BSC é pouco eficiente.
  • E De acordo com a perspectiva dos processos de negócios internos, a organização deve estabelecer prioridades para o desenvolvimento de um clima propício à mudança, à inovação e ao crescimento organizacional.

Assinale a opção que apresenta todos os tipos de processos de negócio de uma organização.

  • A processos primários, processos de cliente e processos de gestão.
  • B processos primários, processos de suporte e processos de infraestrutura.
  • C processos primários, processos de suporte e processos de gestão.
  • D processos essenciais, processos de infraestrutura e processos estratégicos.
  • E processos essenciais, processos de cliente e processos de gestão.

O gerenciamento de processos de negócio (BPM) é uma abordagem disciplinada para identificar, executar, documentar, medir,

  • A monitorar, controlar e melhorar processos de negócio já automatizados, para alcançar os resultados pretendidos, consistentes e alinhados com as metas estratégicas de uma organização.
  • B monitorar, controlar e melhorar processos de negócio, automatizados ou não, para alcançar os resultados pretendidos, consistentes e alinhados com os objetivos de uma determinada unidade funcional.
  • C monitorar, controlar e melhorar processos de negócio executados manualmente, para alcançar os resultados pretendidos, consistentes e alinhados com os objetivos de determinada unidade funcional.
  • D monitorar e controlar, sem, no entanto, a preocupação de tentar melhorar os processos de negócio, automatizados ou não, para alcançar os resultados pretendidos, consistentes e alinhados com as metas estratégicas de uma organização.
  • E monitorar, controlar e melhorar processos de negócio, automatizados ou não, para alcançar os resultados pretendidos, consistentes e alinhados com as metas estratégicas de uma organização.

Assinale a opção correta acerca da gestão por processos.

  • A Planejamento estratégico, análise, desenho, modelagem, monitoramento, controle e melhoria são etapas do ciclo de vida da gestão por processos.
  • B Processo de negócio é um conjunto definido de atividades ou comportamentos sempre executados por pessoas para alcançar uma ou mais metas.
  • C Todos os processos têm uma métrica e medições associadas com o trabalho ou saída do processo que é executado e embasadas em dimensões fundamentais como custo, tempo, capacidade, qualidade e importância.
  • D Na etapa de análise do ciclo de vida da gestão por processos, entre as abordagens possíveis estão ambiente de negócio, cultura da organização, capacidade, gargalos, variação e custo.
  • E Entre os possíveis perfis envolvidos no ciclo de vida de gestão por processos estão o gerente do processo, o analista de processos, o arquiteto de processo e o analista de sistemas.