Questões comentadas de Concursos para Professor

Limpar Busca

No que diz respeito ao previsto expressamente na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, assinale a alternativa incorreta:

  • A As instituições de educação superior, quando da ocorrência de vagas, devem abrir matrículas nas disciplinas de seus cursos a alunos não regulares que demonstrarem capacidade de cursá-las com proveito, mediante processo seletivo prévio.
  • B O conhecimento adquirido na educação profissional e tecnológica, inclusive no trabalho, pode ser objeto de avaliação, reconhecimento e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos.
  • C Os alunos que tenham extraordinário aproveitamento nos estudos, demonstrado por meio de provas e outros instrumentos de avaliação específicos, aplicados por banca examinadora especial, poderão ter ampliada a duração de seus cursos, de acordo com as normas dos sistemas de ensino.
  • D A educação profissional e tecnológica organizada em eixos tecnológicos deve observar o princípio da integração curricular entre cursos e programas, de modo a viabilizar itinerários formativos contínuos e trajetórias progressivas de formação entre todos os níveis educacionais.

No que concerne às metodologias ativas na educação, assinale a alternativa incorreta:

  • A O uso de metodologias ativas permite que o aluno deixe de ser um agente passivo no processo de aprendizagem para ser o ativo, ou seja, ele participe efetivamente da construção do próprio conhecimento.
  • B o uso de metodologias ativas como processo de ensino e aprendizagem é um método inovador, pois se baseia em novas formas de desenvolver o processo de aprendizagem, utilizando experiências reais ou simuladas, objetivando criar condições de solucionar, em diferentes contextos, os desafios advindos das atividades essenciais da prática social.
  • C O emprego das metodologias ativas de ensino e aprendizagem rompe com o modelo tradicional de ensino e fundamenta-se em uma pedagogia problematizadora, onde o aluno é estimulado a assumir uma postura ativa em seu processo de aprendizagem, buscando a autonomia do educar e a aprendizagem significativa.
  • D o emprego das metodologias ativas de ensino e aprendizagem se apresenta como relevante na medida em que é cediço o fato de que tanto os processos de retenção como os de consolidação da informação são uniformes para cada estudante.

Não que se refira ao emprego aprendizagem baseado em problemas, em sua qualidade de metodologia ativa na educação, assinale a alternativa incorreta:

  • A A aprendizagem baseada em problemas tem por objetivo auxiliar o aluno a compreender novos conceitos pela resolução de problemas relacionados às suas futuras profissões e propõe mudanças na organização curricular.
  • B Na aprendizagem baseada em problemas, cada um dos temas de estudo é transformado em um problema a ser discutido em um grupo tutorial que funciona como apoio para os estudos.
  • C Na aprendizagem baseada em problemas, a tarefa de orientar deixa de exigir que o facilitador atualize seus conhecimentos, visto que os participantes não exigem uma supervisão rigorosa e resposta às perguntas sobre novas teorias que encontram na internet ou perguntas sobre um estudo possível que vêm a realizar .
  • D A aprendizagem baseada em problemas, de forma mais ampla, propõe uma matriz não disciplinar ou transdisciplinar, organizada por temas, competências e problemas diferentes, em níveis de complexidade crescentes, que os alunos deverão compreender e equacionar com atividades individuais e em grupo.

No que diz respeito ao papel exercido pelo professor, relacionado ao uso das metodologias ativas na educação, assinale uma alternativa incorreta:

  • A A aplicação das metodologias ativas dentro (e fora) da sala de aula não possui relação com o uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs), visto que as tecnologias digitais estão desconectadas com as estratégias, representando uma simples plataforma destinada a acessar exercícios .
  • B O professor precisa teorizar e problematizar o conteúdo, lançar desafios, avaliar resultados e desempenhos (seu e dos alunos), diagnosticar dificuldades e propor caminhos.
  • C O docente deve agregar a função de ajudar os estudantes a se superarem, a se motivarem e a significarem os conteúdos.
  • D Ao trabalhar com metodologias ativas o professor deve desafiar o aluno a promover as condições de construir, refletir, compreender, transformar, sem perder de vista o respeito à autonomia e dignidade deste outro.

Não se apresentam como modalidades de metodologias ativas de ensino e aprendizagem:

  • A Gamificação e Aprendizagem baseada em projetos.
  • B Aprendizagem Baseada em Problemas e Ensino Híbrido.
  • C Aprendizagem entre pares e Sala de aula invertida.
  • D Aprendizagem singular e Método de autotutela.