Questões comentadas de Concursos para Professor 2 P2B (Professor dos Anos finais do Ensino Fundamental/História)

Limpar Busca

Leia com atenção o trecho a seguir. “Temos, assim, três conceitos relacionados, mas não sinônimos, guardando cada uma sua especificidade, além de representarem curvas diferentes de evolução. O coronelismo retrata-se com uma curva tipo sino: surge, atinge o apogeu e cai num período de tempo relativamente curto. O mandonismo segue uma curva sempre descendente. O clientelismo apresenta uma curva ascendente com oscilações e uma virada para baixo nos últimos anos”.

Fonte: CARVALHO, José Murilo de. Pontos e bordados: escritos de história e política. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998. p.135.



Sobre os conceitos e as ideias do autor, marque a alternativa CORRETA

  • A O clientelismo é uma curva sempre em ascensão na medida em que as relações capitalistas se ampliam no meio rural brasileiro.
  • B O mandonismo tende a aumentar a sua força de atuação na medida em que o clientelismo se torna um elemento chave para a manutenção da cidadania.
  • C O mandonismo, apesar de sua curva descendente, diferentemente do coronelismo, possui uma temporalidade mais estendida ao longo da história do Brasil.
  • D O coronelismo quando atinge seu ápice coincide com o clientelismo, pois este último já implica o uso do voto como um instrumento de controle social.
  • E O coronelismo declinou na medida em que a Primeira República (1889-1930) se estabeleceu e consolidou a cidadania na política brasileira.

A partir do século XV até o final do século XVIII, importantes transformações na agricultura inglesa prepararam esse país para a Revolução Industrial. Sobre essas mudanças, pode-se afirmar que

  • A promoveram a agricultura camponesa, democratizando, assim, o acesso à terra naquela sociedade.
  • B resultaram, principalmente, no surgimento de uma agricultura comercial capitalista.
  • C revigoraram velhas práticas agrícolas com a abertura de extensas áreas comunais.
  • D transformaram a Inglaterra em grande produtora de algodão para abastecer fábricas de tecelagem.
  • E viabilizaram uma “Revolução Agrícola”, ao criarem a mecanização da produção rural.

A chamada “Primavera árabe” ficou caracterizada por uma inédita onda de protestos que marcou vários países árabes, a partir de dezembro de 2010. Avalie as afirmativas a seguir sobre esse evento e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).


( ) Os protestos e a revolta da população em vários desses países foram disseminados com a ajuda das novas tecnologias de comunicação e informação.


( ) Os protestos promoveram a queda de ditaduras e governos autoritários em países do Oriente Médio, como a Síria e a Arábia Saudita.


( ) A crise de países árabes, como a Tunísia e o Egito, não era apenas política, pois a economia desses países sofria também com o elevado desemprego.


( ) O Irã vivenciou um momento importante, quando a juventude do país saiu em protesto contra o governo após a reeleição de Ahmadinejad.



Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo. 

  • A V, F, V. F.
  • B V, V, F, F.
  • C V, V, V, V.
  • D F, V, F, C.
  • E F, F, C, C.

A pecuária na dinâmica da economia colonial pode ser entendida como uma atividade essencial no processo de ocupação do território do Brasil. As afirmativas a seguir estão relacionadas a esta atividade. Visto isso, classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).


( ) A carne era o principal produto dessa atividade e destinava-se ao mercado interno sendo consumida pela população nas fazendas, povoados, vilas e cidades.


( ) Essa atividade foi responsável pela ocupação da região de Mato Grosso e de boa parte do extenso vale do Rio Amazonas.


( ) A pecuária, no período colonial consolida-se como uma atividade baseada em uma estrutura que combina latifúndio e trabalho escravo.


( ) O couro foi o único produto resultante dessa atividade, que chegou a ser destinado ao mercado externo.



Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.

  • A V, V, V, V.
  • B V, F, F, V.
  • C V, V, F, F.
  • D F, V, V, F.
  • E F, F, V, V.

A primeira Constituição a vigorar na história brasileira data de 1824. Acerca dessa Carta Constitucional, assinale a alternativa CORRETA.

  • A Criava as prefeituras nos municípios e promovia ampla autonomia municipal.
  • B Estabelecia o federalismo e criava a justiça eleitoral.
  • C Extinguia o padroado e promovia a separação da igreja do estado.
  • D Foi outorgada pelo imperador e instituiu o voto censitário.
  • E Instaurava o equilíbrio entre os poderes e extinguia o casamento civil.