Questões comentadas de Concursos para Professor Auxiliar de Desenvolvimento Infantil

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O currículo do ensino fundamental é entendido, nas Diretrizes, Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos, como constituído pelas experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento. Segundo as Diretrizes, o currículo tem uma base nacional comum, que é complementada por uma parte diversificada, que

  • A são consideradas como dois blocos distintos.
  • B são definidas pelo Ministério da Educação.
  • C devem ser definidas pela escola.
  • D devem abranger a realidade local e as características regionais.
  • E constituem um todo integrado.

As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica têm a função de evidenciar as políticas sociais, culturais e educacionais do Estado Brasileiro, tendo como referência os objetivos constitucionais, fundamentando-se na cidadania e na dignidade da pessoa, o que pressupõe igualdade, liberdade, pluralidade, diversidade, respeito, justiça social, solidariedade e sustentabilidade. Nesse sentido, é correto afirmar que as Diretrizes Curriculares Nacionais constituem

  • A um guia para a utilização crítica e criativa dos conhecimentos na solução de problemas regionais.
  • B a definição de conteúdos para a organização das disciplinas que constituem o currículo.
  • C um conjunto de definições doutrinárias, uma norma, sobre os princípios, fundamentos e procedimentos da educação básica.
  • D uma proposta de ensino guiado pelo interesse dos alunos, cujo objetivo é aprendizagem por descoberta.
  • E a definição dos conhecimentos necessários aos alunos para que sejam capazes de solucionar questões de seu cotidiano.

Ana, uma professora de Arte na Rede Municipal de Francisco Morato, aproveitando as notícias veiculadas na mídia sobre a exposição das obras de Tarsila do Amaral no MASP, propôs aos seus alunos do 6° ano do ensino fundamental, dentro da abordagem triangular, fazer uma apreciação de uma reprodução da obra Abaporu da artista. Ao receber seu trabalho corrigido, um aluno não concordou com a avaliação feita pela professora e a questionou. A professora foi até à Diretora da Escola para reclamar de tal absurdo. A Diretora, com base no artigo 53 da Lei Federal n°8.069/1990, ponderou que a criança

  • A tem direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.
  • B deve respeito aos professores, não devendo questionar a autoridade do professor e, portanto, deverá ser repreendida.
  • C deve ser considerada ingênua em seu comentário sobre a avaliação de seu trabalho feita pela professora.
  • D está correta ao questionar a professora, pois não deve ter entendido a sua proposta de avaliação.
  • E tem direito de igualdade em relação aos seus colegas que receberam notas maiores, visto que todos têm os mesmos direitos perante a lei.

Ao se adotar os termos genéricos “criança” e “adolescente”, é necessário explicitar quais são os indivíduos considerados criança e adolescente. Nesse sentido, a Lei Federal n° 8.069/1990, ao fixar o estatuto da criança e do adolescente, estabelece que se considera criança a pessoa

  • A entre quatro e doze anos completos de idade, e adolescente, aquela entre treze e vinte anos completos de idade.
  • B até doze anos de idade incompletos, e adolescente, aquela entre doze e dezoito anos de idade.
  • C cursando a educação infantil ou o ensino fundamental, e adolescente, aquela cursando o ensino médio.
  • D que não é capaz de responder por seus atos, e adolescente, aquela que tem discernimento dos fatos e, portanto, capaz de responder por seus atos.
  • E inimputável perante a lei, isto é, não é capaz de entender uma conduta ilícita e, assim, não pode ser penalizada; já o adolescente é uma pessoa imputável.

Uma das principais leis educacionais do Brasil, a Lei Federal n° 9.394, de 20.12.96, estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Ao tratar das disposições gerais da educação básica, em seu artigo 24, determina que a educação básica deverá organizar-se de acordo com regras comuns, dentre elas a seguinte:

  • A a carga horária mínima anual será de mil horas para o ensino fundamental e para o ensino médio.
  • B a carga horária mínima anual deverá ser distribuídas por um mínimo de cento e oitenta dias de efetivo trabalho escolar.
  • C o controle de frequência ficará a cargo da escola, sendo exigida a frequência mínima de sessenta por cento do total de horas letivas para aprovação.
  • D o ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório da educação básica.
  • E as artes visuais, a dança, a música e o teatro são as disciplinas que constituirão o componente curricular do ensino da arte.