Questões comentadas de Concursos para Professor Brailista - Nível Médio

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O Referencial Curricular Municipal de Jaboatão dos Guararapes (RCMJG) adota uma concepção acerca da função do professor que está baseada no pensamento de Paulo Freire.
Segundo esta concepção, o professor é

  • A um preparador dos alunos para a adequação social.
  • B o detentor dos conhecimentos que serão transferidos.
  • C um recreador dedicado a propor jogos e brincadeiras.
  • D o responsável por exercer autoridade em sala de aula.
  • E um sujeito que aprende no momento em que ensina.

Segundo a concepção da Psicogênese da Língua Escrita, de Ferreiro e Teberosky, todas as crianças desenvolvem hipóteses semelhantes sobre o funcionamento da escrita alfabética na medida em que têm contato e ganham familiaridade.
Essas hipóteses são, na ordem,

  • A pré-silábica, silábica e alfabética.
  • B fônica, silábica e alfabética.
  • C fônica, alfabética e global.
  • D silábica, alfabética e global.
  • E pré-silábica, silábica e fônica.

O Referencial Curricular Municipal de Jaboatão dos Guararapes (RCMJG) apresenta concepções e normas relativas aos processos de avaliação, a serem adotadas ao longo dos anos da Educação Básica.
Com relação a este tema, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Ao longo da educação infantil, é necessário vir a conhecer as características pessoais, os interesses e as emoções dos alunos.
( ) Durante o período de alfabetização, é adotada a política de aprovação automática como incentivo ao progresso do aluno.
( ) Nos anos finais do ensino fundamental, os métodos quantitativos devem substituir os instrumentos diversificados.
As afirmativas são, respectivamente,

  • A F – V – F.
  • B F – V – V.
  • C V – F – F.
  • D V – V – F.
  • E F – F – V.

O conceito de acessibilidade diz respeito àquelas ações e medidas que dão condições para que todos possam se engajar de forma igualitária, segura e autônoma nas atividades constitutivas da vida social.
Segundo o Referencial Curricular Municipal de Jaboatão dos Guararapes (RCMJG), o uso do Sistema Braille na rede de ensino promove a acessibilidade

  • A atitudinal.
  • B digital.
  • C programática.
  • D natural.
  • E comunicacional.

Segundo o Referencial Curricular Municipal de Jaboatão dos Guararapes (RCMJG), a formação de leitores é uma tarefa que exige o empenho de toda a comunidade escolar, e não apenas de alguns dos professores.
As opções a seguir apresentam alguns objetivos da formação de leitores, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A Permitir a apropriação do conhecimento, que tem a linguagem escrita como seu instrumento.
  • B Estimular a leitura como uma atividade prazerosa e que contribui para a construção do imaginário.
  • C Desenvolver a leitura como competência rotineira e mecânica capaz de ser avaliada e mensurada.
  • D Propiciar o processo de humanização ao contribuir com a dignidade e possibilidade de participação social.
  • E Possibilitar o acesso a recursos estilísticos, expressivos e estratégias discursivas da língua.