Questões comentadas de Concursos para Professor com Licenciatura em Educação Artística

Limpar Busca

As proposições listadas na sequência versam sobre os elementos linguísticos e seu papel na organização sintática e textual no excerto  I. Analise-as e indique a única explicação que NÃO tem correspondência com o uso feito no texto

  • A A elipse do sujeito a partir do segundo ao quarto período é um dos recursos de coesão de que o autor se utiliza para evitar repetição, o que torna a leitura mais fluente. 
  • B O texto apresenta 5 períodos justapostos, sinalizados por ponto; o terceiro período é formado pelo processo de coordenação (neste, há 4 estruturas coordenadas); e o último é formado por subordinação.
  • C O texto descreve as habilidades das abelhas, sendo a última habilidade posta em destaque por meio da partícula ATÉ, que, no texto, indica não uma simples inclusão, mas gradação/limite.
  • D Do ponto de vista da flexão modo-temporal, os verbos são usados predominantemente no presente do indicativo; apenas o verbo ver se apresenta no subjuntivo.
  • E Quanto à transitividade, há verbos transitivos diretos, indiretos, predicativos, pronominais e há os que são usados no sentido intransitivo/absoluto, como contar e brincar.
Em qual das sentenças abaixo elencadas a estrutura em destaque consiste em uma oração adverbial comparativa?
  • A Mas, como a roda não para de girar, em eterno vaivém, por mais de uma vez foram dadas ordens contrárias, isso ou aquilocomo a roda não para de girar .
  • B Durante muito mais tempo do que se deveria, a relevância para o ser humano de se movimentar um pouquinho que seja foi relegada ao fundo das prioridades.
  • C Seria preciso algum freio de arrumação, o necessário equilíbrio para pôr as duas frentes na balança sem privilégios, em igualdade , de condições.
  • D [...] um extraordinário trabalho demonstrou que a ocorrência cada vez maior de problemas cardíacos estava ligada muito mais ao sedentarismo do que à idade ou ao estresse crônico.
  • E [...] os transtornos mentais levam à perda de 4,7% do PIB todos os anos, com menor produtividade e redução de postos de trabalho.

Nas sentenças listadas abaixo, estão em destaque os verbos, aos quais se relacionam o Sujeito, um dos termos oracionais a que se Sujeito atribui uma série de subclassificações. Embora haja situações em que a noção expressa pelo sujeito é vaga ou genérica, em apenas um dos casos, a subcategorização proposta pelas gramáticas é de INDETERMINADO. Sobre isso, indique a alternativa CORRETA.

  • A VALE, portanto, como resolução para o ano que mal começou, a vigilância permanente.
  • B [...] por mais de uma vez FORAM dadas ordens contrárias, isso ou aquilo.
  • C Aqui e ali algumas vozes APONTARAM o caminho do bom senso, mas o tempo tratou de calá-las.
  • D Os estudiosos mergulharam em mais de 7.500 referências científicas sobre o tema. BUSCARAM os prós e contras de cada vertente e do combo extraíram um enredo — uma postura ajuda a outra, simples assim.
  • E Como TER força para abandonar o smartphone e as redes sociais?

O propósito comunicativo central do texto é:

  • A refletir sobre os males que a superpopulação acarreta ao planeta.
  • B defender a existência de políticas sociais que levem a sociedade a se engajar em prol da diminuição da população.
  • C discutir, a partir de dados concretos, os fatores positivos e negativos da redução populacional.
  • D comparar o papel dos filhos no sustento da família em diferentes épocas, fator que tem impacto nas taxas de natalidade.
  • E enfatizar que a redução populacional é uma saída para inibir o aquecimento global, por reduzir o consumo de energia de origem fóssil.

Em cada um dos períodos abaixo relacionados, a informação que se apresenta em destaque tem um vínculo sintático-semântico com a informação antecedente, seja para explicar seja para acrescentar uma circunstância. Observe:
I- O grupo, que ficou conhecido como Clube de Roma1, passou quatro anos debruçado sobre essa e outras questões, e em 1972 transformou as conclusões em livro. II- O ingresso das mulheres no mercado de trabalho (o que reduz seu tempo para ter filhos2 e a evolução dos sistemas educacionais (com escolas mais caras, nas quais as crianças passam mais tempo)3 tornam financeiramente mais custoso gerar descendentes. III- Segundo a ONU, 71% da humanidade vive em países onde a desigualdade cresceu nas últimas décadas4.
Do ponto de vista estrutural ou formal, as estruturas em destaque classificam-se respectivamente como:

  • A Oração adjetiva explicativa / Aposto / Oração adjetiva explicativa / Oração adjetiva restritiva.
  • B Oração adjetiva explicativa / Oração adjetiva restritiva / Oração adjetiva explicativa / Oração adverbial de lugar.
  • C Oração adjetiva explicativa / Oração adverbial consecutiva / Oração adjetiva restritiva / Oração adjetiva explicativa.
  • D  Oração adjetiva restritiva / Aposto / Oração adjetiva explicativa / Oração adjetiva restritiva.
  • E Aposto / Oração adverbial consecutiva / Oração adjetiva restritiva / Oração adverbial temporal.