Questões comentadas de Concursos para Professor - Comércio

Limpar Busca
A Resolução IFPR n.º 50, de 14 de julho de 2017, estabelece as normas de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem no âmbito do IFPR. Com base nessa resolução, assinale a alternativa que relaciona corretamente o conceito e sua respectiva expressão dos resultados obtidos no processo de avaliação.
  • A Conceito A – quando a aprendizagem do estudante for satisfatória e atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino.
  • B Conceito B – quando a aprendizagem do estudante for parcialmente plena e atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino.
  • C Conceito C – quando a aprendizagem do estudante for razoável e atingir parcialmente os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino.
  • D Conceito D – quando a aprendizagem do estudante for suficiente após exame final e atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino.
  • E Conceito E – quando a aprendizagem do estudante for insatisfatória e não atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino.
Os canais de distribuição contribuem para tornar a empresa mais competitiva. Trata-se de um acordo comercial para criar um fluxo de produtos entre produção e venda, ou seja, é a maneira como a empresa disponibiliza os seus produtos aos clientes. Para isso, temos algumas cadeias de instituições ou organizações envolvidas em diversas atividades: compra, transporte, armazenamento, classificação e/ou ordenação. A escolha entre as formas de distribuição de produtos depende das características do negócio e podem se dar das seguintes maneiras:
  • A Distribuição exclusiva: prescinde de canais de distribuição leais; distribuição seletiva: para restritos canais de distribuição, seleção de intermediários com características desejadas; distribuição intensiva: tem como objetivo atingir o menor número de consumidores.
  • B Distribuição exclusiva: usada por pessoas físicas que necessitam de canais de distribuição rápidos e sem muita necessidade de controle; distribuição seletiva: seleção de um número restrito de canais de distribuição; distribuição intensiva: tem como objetivo atingir o menor número possível de consumidores.
  • C Distribuição exclusiva: necessita de canais leais e maior controle; distribuição seletiva: para restritos canais de distribuição, seleção de intermediários com características desejadas; distribuição intensiva: tem como objetivo atingir o maior número de consumidores.
  • D Distribuição inclusiva: usada por empresas pequenas que necessitam de canais de distribuição com maior controle; distribuição expansiva: seleção de números diversificados de canais de distribuição; distribuição integrativa: tem como objeto atingir o maior número possível de fornecedores.
  • E Distribuição exclusiva: usada por pessoas físicas e jurídicas; distribuição seletiva: pessoas jurídicas e físicas selecionam canais de distribuição por conveniência ao pedido; distribuição intensiva: tem como objetivo atingir o menor número possível de consumidores.
Acerca da avaliação dos processos de ensino-aprendizagem no âmbito do IFPR, é correto afirmar que:
  • A os docentes devem submeter as avaliações bimestrais previamente à coordenação de curso, para fins de homologação.
  • B o docente deve utilizar no mínimo três instrumentos de avaliação distintos ao longo de cada período avaliado para emitir resultados parciais e finais.
  • C o processo de avaliação do ensino-aprendizagem deve observar as disposições previamente estabelecidas no plano de ensino, sendo proibidas alterações no decorrer do período letivo.
  • D o processo de ensino-aprendizagem deve ser organizado a partir dos conhecimentos formais, prescritos no currículo, e dos informais, oriundos da prática social.
  • E no processo de avaliação não será permitida a utilização de instrumento de autoavaliação por parte dos estudantes.