Os canais de distribuição contribuem para tornar a empresa mais competitiva. Trata-se de um acordo comercial para criar um fluxo de produtos entre produção e venda, ou seja, é a maneira como a empresa disponibiliza os seus produtos aos clientes. Para isso, temos algumas cadeias de instituições ou organizações envolvidas em diversas atividades: compra, transporte, armazenamento, classificação e/ou ordenação. A escolha entre as formas de distribuição de produtos depende das características do negócio e podem se dar das seguintes maneiras:
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A Distribuição exclusiva: prescinde de canais de distribuição leais; distribuição seletiva: para restritos canais de distribuição, seleção de intermediários com características desejadas; distribuição intensiva: tem como objetivo atingir o menor número de consumidores.
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B Distribuição exclusiva: usada por pessoas físicas que necessitam de canais de distribuição rápidos e sem muita necessidade de controle; distribuição seletiva: seleção de um número restrito de canais de distribuição; distribuição intensiva: tem como objetivo atingir o menor número possível de consumidores.
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C Distribuição exclusiva: necessita de canais leais e maior controle; distribuição seletiva: para restritos canais de distribuição, seleção de intermediários com características desejadas; distribuição intensiva: tem como objetivo atingir o maior número de consumidores.
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D Distribuição inclusiva: usada por empresas pequenas que necessitam de canais de distribuição com maior controle; distribuição expansiva: seleção de números diversificados de canais de distribuição; distribuição integrativa: tem como objeto atingir o maior número possível de fornecedores.
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E Distribuição exclusiva: usada por pessoas físicas e jurídicas; distribuição seletiva: pessoas jurídicas e físicas selecionam canais de distribuição por conveniência ao pedido; distribuição intensiva: tem como objetivo atingir o menor número possível de consumidores.