Questões comentadas de Concursos para Professor - Creche

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Releia o trecho a seguir.

“Ninguém permite que sua propriedade seja invadida e, havendo discórdia quanto aos limites, por menor que seja, os homens pegam em pedras e armas.”

O verbo destacado estabelece relação de concordância com

  • A ninguém.
  • B propriedade.
  • C discórdia.
  • D limites.

Tendo como referência a obra de Freire, “Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar”, assinale a alternativa incorreta.

  • A Para Freire, a humildade nos ajuda a reconhecer que ninguém sabe tudo; ninguém ignora tudo. Todos sabemos algo; todos ignoramos algo. Sem humildade, dificilmente ouviremos com respeito a quem consideramos demasiadamente longe de nosso nível de competência.
  • B Para Freire, é possível ser professora e abrir mão temporariamente dos seus direitos para que seus deveres possam ser melhor cumpridos, mas nenhuma professora deve se permitir ser chamada de tia no contexto, pois fragiliza o trabalho docente.
  • C Para Freire, é preciso não ter medo do carinho, não se fechar à carência afetiva dos seres interditados de estar sendo. Só os mal-amados e as mal-amadas entendem a atividade docente como um quefazer de insensíveis, de tal maneira cheios de racionalismo que se esvaziam de vida e de sentimentos.
  • D Para Freire, quanto mais respeitamos os alunos e alunas, independentemente de sua cor, sexo, classe social, e quanto mais diminuirmos a distância entre o que dizemos e o que fazemos, tanto mais estaremos contribuindo para o fortalecimento de experiências democráticas.

Assinale a alternativa em que o verbo “intervir” foi corretamente empregado, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.

  • A Eu ficaria grato se vocês interviessem na disputa para resolver o conflito de forma pacífica.
  • B Eu ficaria grato se vocês intervissem na disputa para resolver o conflito de forma pacífica.
  • C Eu ficaria grato se vocês intervessem na disputa para resolver o conflito de forma pacífica.
  • D Eu ficaria grato se vocês intervirem na disputa para resolver o conflito de forma pacífica.

Na crônica, os sinais de aspas são empregados, respectivamente, para

  • A destacar o título de uma obra e para indicar o uso irônico de uma expressão.
  • B enfatizar o sentido de uma palavra e para indicar discurso indireto.
  • C destacar o título de uma obra e para delimitar uma citação.
  • D delimitar uma citação e para enfatizar o sentido de uma palavra.

Leia esta explicação.

“Post hoc ergo propter hoc” é uma expressão latina que significa “depois disso, logo por causa disso”. Esse é o nome de uma falácia que ocorre quando concluímos existir uma relação causal entre dois eventos pelo fato de geralmente ou sempre ocorrem em sequência. Essa falácia também é chamada de falsa causa, correlação coincidente ou causa questionável.
Assim, suponha que você observa, com regularidade, que quando lava o tênis chove no dia seguinte. Considere que isso acaba ocorrendo repetidas vezes, até que você passa a pensar que, de alguma forma, sua ação de lavar o tênis está causando a chuva. Ao fazer esse raciocínio, está cometendo o erro post hoc ergo propter hoc. Ou seja, está concluindo de forma inválida que a causa da chuva é sua ação simplesmente por observar uma correlação entre ela e sua ação.
Disponível em: www.filosofianaescola.com/falacias. (adaptado).

Assinale a alternativa em que se verifica um exemplo de falsa causa.

  • A No supermercado, experimentei uma maçã que estava estragada; portanto, as demais maçãs estão também estragadas.
  • B Um grande cientista disse que o aquecimento global não é real, então não precisamos nos preocupar com isso.
  • C Sempre uso meu amuleto da sorte quando jogo e sempre venço. Portanto, meu amuleto me faz ganhar.
  • D Se permitirmos que as crianças assistam a filmes violentos, elas se tornarão violentas e agressivas.