Questões comentadas de Concursos para Professor de Educação Básica I - Educação Infantil

Limpar Busca

Em “[...] o aparecimento do fezolinetant, primeiro medicamento não hormonal para tratamento dos fogachos, representa uma mudança de paradigma”, o uso das vírgulas se justifica pela mesma razão que na frase:

  • A “Essa fase, que algumas atravessam com poucos sintomas, provoca sofrimentos de longa duração à maioria delas [...]”.
  • B “Pesquisas com camundongos nos quais foi adaptado um pequeno dispositivo para medir as mudanças de temperatura, ocorridas depois da retirada dos ovários, permitiram avaliar a influência da neurocinina B [...]”.
  • C “[...] ou, para os médicos, sintomas vasoativos”.
  • D “[...] quando Naomi Rance, neuropatologista da Universidade do Arizona, demonstrou [...]”.
  • E “[...] demonstrou que, nas autópsias de mulheres na menopausa, o hipotálamo duplicava de tamanho [...]”.

O acesso inicial à língua escrita não se reduz apenas a aprender a ler e escrever no sentido de grafar e decodificar palavras, mas também passa por construir familiaridade com o mundo da escrita e desenvolver atitudes positivas em relação à importância e ao valor da escrita na vida social e individual. Considerando-se a afirmativa e as propostas voltadas para a Educação Infantil, assinalar a alternativa CORRETA:

  • A Repetição de parlendas, trava-línguas e cantigas e memorização de poemas devem ser consideradas apenas por sua natureza lúdica.
  • B A criança, antes de saber ler, não faz distinção entre os gêneros da literatura, mesmo que lhe sejam contadas histórias, recitados poemas, cantadas cantigas. Sendo assim, na Educação Infantil, a variedade de portadores de texto e gêneros textuais ainda não compromete a formação de leitor do estudante.
  • C Os jogos para desenvolvimento da consciência fonológica, realizados sistematicamente na Educação Infantil, distorcem a função lúdica do jogo, que deveria ser a prioridade deste período da escolarização, e criam um ambiente aversivo ao sistema alfabético nos anos seguintes.
  • D É indispensável para a alfabetização que a criança perceba que a fala é uma cadeia sonora, que é preciso dissociá-la dos significados e, ainda, que é possível segmentá-la em palavras, sílabas e fonemas. Essa compreensão só é viável nos Anos Inicias, deixando a Educação Infantil de fora dessa etapa.
  • E Quando brinca com desenhos, rabiscos, jogos e brincadeiras de faz de conta, a criança está atribuindo aos desenhos ou aos objetos a função de signo e descobrindo sistemas de representação, o que facilita, posteriormente, a compreensão do sistema de escrita.

Uma nova redação do trecho “A redução nas concentrações de estrogênio que chegam ao cérebro por ocasião da falência dos ovários tem grande impacto no metabolismo e no sistema imunológico do tecido cerebral de seres humanos e de roedores” mostra-se gramaticalmente CORRETA e coerente, com o sentido original, na seguinte formulação:

  • A A falência dos ovários ocasionam redução nas concentrações de estrogênio que chegam ao cérebro, situação que impacta de maneira substancial o metabolismo e o sistema imunológico do tecido cerebral de seres humanos e de roedores.
  • B O metabolismo e o sistema imunológico do tecido cerebral de seres humanos e de roedores são impactados de formas consideráveis pela redução nas concentrações de estrogênio que chega ao cérebro com as falências dos ovários.
  • C O colapso dos ovários provocam diminuições das concentrações de estrogênio que chega ao cérebro, condição que traz grande efeito para o metabolismo e o sistema imunológico do tecido cerebral de seres humanos e de roedores.
  • D O metabolismo e o sistema imunológico do tecido cerebral de seres humanos e de roedores é impactado consideravelmente com a falência dos ovários, os quais provocam redução nas concentrações de estrogênio que chegam ao cérebro.
  • E Com a falência dos ovários, há redução nas concentrações de estrogênio que chegam ao cérebro, ocasionando impacto significativo no metabolismo e no sistema imunológico do tecido cerebral de seres humanos e de roedores.

O trecho “A menopausa deixa de ser interpretada apenas como uma condição restrita aos ovários, para ser considerada um fenômeno biológico complexo, que interfere nas funções de múltiplos órgãos e na neurobiologia do cérebro” continuará gramaticalmente CORRETO caso se substitua o elemento sublinhado por:

  • A em que
  • B a que
  • C o qual
  • D no qual
  • E do qual

Os trechos “Esse trabalho inicial trouxe investimentos para a área dos medicamentos” e “Quando as moléculas de neuromicina B se ligam aos receptores ancorados na membrana dos neurônios, surgem os sintomas vasoativos” seguirão gramaticalmente CORRETOS caso se substituam os elementos sublinhados, na ordem dada, por:

  • A contribuiu para a | se prendem pelos
  • B favoreceu à | se fixam nos
  • C oportunizou benefícios a | se acoplam aos
  • D possibilitou melhorias à | se unem aos
  • E proporcionou investimentos a| se vinculam aos