Questões comentadas de Concursos para Professor de Educação Básica II – Ciências

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Assinale a afirmação correta sobre o conteúdo do texto.

  • A Quando saía ao quintal e olhava os dirigíveis vogando pelo céu, a garota sentia terror e deslumbramento.
  • B Para descrever a cena, a escritora associa o voo dos dirigíveis ao voo dos pássaros que deixam definitivamente o ninho.
  • C A menina não conseguiu ouvir os gritos do tripulante, mas sentiu-se comovida pelo presente arremessado do céu para ela.
  • D O rapaz, depois de se decidir pela caneca de louça branca, procurou entregá-la à garota da maneira mais afável possível.
  • E Os moradores da região interrompiam seus afazeres para observar atentamente o blimp e os tripulantes que o conduziam pelas nuvens.

A respeito do marinheiro que pilotava o dirigível, é correto afirmar que

  • A cumpria ordens fazendo o voo diário de inspeção militar, quando viu a menina no meio do imenso laranjal.
  • B se surpreendeu com a atitude da garota que lhe acenava insistentemente, mesmo a centenas de metros do dirigível.
  • C considerou o gesto da menina um alento para sua solidão e para a indiferença humana que o afligiam.
  • D se apaixonou à primeira vista por aquela menina de corpo esbelto e cabelos ruivos que tentava se comunicar com ele.
  • E presenteou a menina com a caneca de louça branca, pois era o objeto mais exótico dentro do dirigível.

No texto, a escritora

  • A expressa várias ideias por meio de comparações.
  • B relata um acontecimento inverossímil.
  • C não segue a ordem cronológica dos acontecimentos.
  • D mostra desinteresse pelo mundo interior das personagens.
  • E narra os eventos de forma predominantemente objetiva.

Assinale a alternativa em que o termo entre parênteses apresenta sentido oposto ao termo destacado no trecho do texto.

  • A Pequeno como um brinquedo, independente, amável. (autônomo)
  • B ... começou de maneira puramente ocasional. (fortuita)
  • C ... sozinho entre soldados e exortações patrióticas. (incitações)
  • D ... deixou cair a uma distância prudente... (segura)
  • E ... o objeto não chegasse sibilante como um projétil... (silente)

O termo que, em destaque nas frases, contribui para expressar ideia de consequência na alternativa:

  • A ... como pássaros mansos que abandonassem o poleiro num ensaio de voo. (1o parágrafo)
  • B ... fascinava-a como prodígio mecânico que era... (1° parágrafo)
  • C ... cabecinhas espiando, mas tão minúsculas que não davam impressão de realidade. (1° parágrafo)
  • D ... a menina tirara a mesa e fora à porta que dá para o laranjal... (2° parágrafo)
  • E ... embora soubesse que o vento, a distância, o ruído do motor não deixariam ouvir-se nada. (3° parágrafo)