Questões comentadas de Concursos para Professor de Educação Básica II - Educação Artística

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De acordo com as informações e ideias expressas no 1º§, assinale a única afirmativa INCOMPATÍVEL com o texto.

  • A A partir de uma perspectiva que amplia o campo de visão, é possível reconhecer o oceano como fundamental para a possibilidade de vida na Terra.
  • B As constatações de produção de benefícios do oceano são argumentos importantes que permitem a afirmação da importância de sua conservação.
  • C Afirmar que o oceano pode ser reconhecido em sua importância em relação à saúde humana não é uma perspectiva futura, mas sim constatação do presente.
  • D Dentre os benefícios advindos do oceano, é possível afirmar que os maiores beneficiados são, sem dúvida, as pequenas comunidades que vivem da pesca e dali retiram seu sustento.

A estrutura comparativa utilizada no título do texto poderia ser reescrita sem prejuízo de inadequação em relação à semântica e à norma padrão conforme indicado em:

  • A “Investir no oceano é mais que proteger ao futuro”.
  • B “Investir no oceano é mais do que proteger o futuro”.
  • C “Ao investir no oceano é mais que proteger o futuro”.
  • D “Investir no oceano é mais que a proteção para o futuro”.
“Já o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) compara que, se a economia do mar brasileira fosse um país, seria a segunda maior potência da América do Sul.” (2º§) Está de acordo com a estruturação e a significação do trecho destacado, a afirmativa:
  • A A conjunção “se” mostra uma condição de aceitabilidade para pesquisa realizada pelo instituto Ipea.
  • B O termo “se” introduz uma oração comparativa, de acordo com o emprego da expressão “compara que
  • C Ao dizer que o Brasil seria a “segunda maior potência da América do Sul”, as autoras sustentam uma afirmativa hipotética.
  • D O segmento “seria a segunda maior potência da América do Sul” apresenta uma ação que ocorreria em uma situação hipotética.

Em “O oceano proporciona ampla gama de benefícios a humanidade, tanto a pequenas comunidades de pescadores e comunidades costeiras quanto a grandes fazendas do interior, a quilômetros do mar.” (1º§), o sinal indicativo de crase deve ser empregado conforme indicado apenas em:

  • A “à humanidade”.
  • B “à quilômetros do mar”.
  • C “à pequenas comunidades” e “à grandes fazendas”.
  • D “à humanidade”, “à pequenas comunidades” e “à grandes fazendas”.

Dentre os trechos destacados a seguir, o termo sublinhado caracteriza retomada como recurso de coesão apenas em:

  • A “[...] trata-se de um conhecimento que despertaria a importância dos mares para muita gente.” (3º§)
  • BAbrange atividades oceânicas que visam a melhoria do bem-estar humano e a equidade social, [...]” (2º§)
  • CTrata-se de um valor estimado em cerca de US$ 1,5 trilhão, o que representa 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB) global.” (2º§)
  • D “Mesmo diante de tantas atividades, 25% dos brasileiros não conseguem indicar pelo menos uma, de acordo com a publicação Oceano sem mistérios: [...]” (3º§)