Questões comentadas de Concursos para Professor de Educação Básica II – História

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É correto afirmar que, no tratamento do tema do texto, os autores

  • A evitam apontar os caminhos que entendem ser melhores para a educação.
  • B expõem argumentos e opiniões próprias, afirmando o que entendem adequado.
  • C discutem pontos de vista dissonantes, escusando-se de afirmar com qual se identificam.
  • D valem-se de argumentos contraditórios, com o que provocam o leitor a opinar.
  • E relatam objetivamente os descaminhos da discussão, em vez de expor conclusão clara.

Entre os pontos negativos do projeto mencionado no segundo parágrafo, o texto aponta

  • A a certeza de que ele prioriza as políticas públicas apenas para um percentual insignificante da população.
  • B o risco de ver o tema da diversidade cultural pontificar entre os temas de discussão nas escolas brasileiras.
  • C o propósito de ele acentuar ainda mais a contraposição de ideias presente na sociedade brasileira hoje.
  • D a possibilidade de ele incentivar mecanismos que cerceiem a liberdade de pensamento e de expressão.
  • E a indefinição acerca do que são os reais valores da sociedade brasileira, estimulando a adesão a ideias pouco convencionais.

A passagem destacada no primeiro parágrafo do texto é caracterizada pelo predomínio de expressões empregadas em sentido

  • A figurado, para exprimir a ideia de que o tema “educação” volta à obscuridade tão logo um novo governo se instala.
  • B figurado, para exprimir a ideia de que existem projetos governamentais para a educação vistos como prioridades.
  • C figurado, para exprimir a ideia de que promessas se justificam se tiverem visibilidade na mídia e cumprimento.
  • D próprio, para exprimir a ideia de que os governantes se empenham em honrar os compromissos assumidos.
  • E próprio, para exprimir a ideia de que a educação é tratada como parte de um espetáculo em campanhas eleitorais.

Assinale a alternativa que reescreve livremente passagem do texto, de acordo com a norma-padrão de concordância e de pontuação.

  • A Não parece existir possibilidades de definir, se é questão de variedade de pensamento ou de proselitismo, segundo Claudio de Moura Castro – especialista em educação.
  • B No entanto, o clima de paixões exaltadas acabam por exigir, esforços adicionais, para separar o joio do trigo.
  • C Sabemos que cabe a todo bom professor várias tarefas, entre as quais: estimular o confronto de ideias e o livre pensar.
  • D Houve, desta vez, algumas diferenças: tão logo se encerraram as eleições, a pauta de discussões acirradas acerca da educação se manteve.
  • E Como todo conhecimento se constrói socialmente, por definição não se isentam de valores a aventura humana, que é neutra.

As palavras “acirradas” (1° parágrafo) e “retrógradas” (2° parágrafo) têm antônimos, respectivamente, em:

  • A aguçadas e renovadoras.
  • B retiradas e retrospectivas.
  • C censuradas e incrementadas.
  • D flexibilizadas e tolerantes.
  • E abrandadas e progressistas.