Questões comentadas de Concursos para Professor de Educação Básica II PEB II – Educação Especial

Limpar Busca

Segundo a autora, é necessário que os adultos

  • A despertem a curiosidade nos pequenos e os estimulem a ser críticos diante dos fatos, atitudes que não são inerentes às crianças.
  • B adaptem as notícias ao nível cognitivo das crianças e as ensinem a buscar fontes de informações idôneas.
  • C debatam as notícias com as crianças e restrinjam o acesso à internet, considerada propagadora de fake news.
  • D levem as crianças a perceber que os fatos noticiados se reproduzem domesticamente e discutam com elas estritamente temas infantis.
  • E preparem as crianças para reconhecer as fake news e contextualizem as notícias, omitindo a gravidade dos fatos.

No texto, os trechos “potencializando preconceitos e ódios”, no primeiro parágrafo, e “o protagonismo dos leitores mirins”, no oitavo parágrafo, significam, respectivamente:

  • A reforçando preconceitos e ódios; a competição entre os leitores mirins.
  • B mitigando preconceitos e ódios; a convivência entre os leitores mirins.
  • C ampliando preconceitos e ódios; a notoriedade dos leitores mirins.
  • D intensificando preconceitos e ódios; as iniciativas dos leitores mirins.
  • E renovando preconceitos e ódios; as habilidades dos leitores mirins.

Considere os trechos do texto.


• A experiência mostra que, tendo acesso a notícias adequadas aos seus repertórios e contextualizadas... (7° parágrafo)

• Outras, tendo lido sobre o problema da obesidade infantil no Brasil, mobilizaram-se para organizar uma olimpíada. (9° parágrafo)


Para que os trechos selecionados apresentem, respectivamente, as ideias de condição e de tempo, as formas verbais destacadas devem ser substituídas por:

  • A desde que tenham; como leram
  • B ainda que tenham; conforme tenham lido
  • C quando têm; mesmo que tenham lido
  • D se tiverem; já que leram
  • E caso tenham; depois que leram

Considere os trechos destacados nas frases reescritas com base no texto.


• A formação para a leitura é essencial: portanto, que consequências haverá para crianças e jovens que não tiverem essa formação?

• Crianças se informaram a respeito do impeachment e explicaram o impeachment a seus pais.

• Algumas crianças, interessadas pelos problemas dos refugiados, organizaram um brechó para entregar às famílias o dinheiro arrecadado.


De acordo com a norma-padrão de emprego e colocação de pronomes, os trechos destacados estão corretamente substituídos na alternativa:

  • A a tiverem; explicaram-no; entregar-lhes
  • B a tiverem; lhes explicaram; as entregar
  • C lhe tiverem; o explicaram; entregar-lhes
  • D tiverem-na; explicaram-no; entregar-lhes
  • E tiverem-na; lhes explicaram; as entregar

Sem entender o que ocorre no mundo, crianças e jovens são levados ___ uma atitude de passividade, pois, sem as ferramentas para analisar os fatos criteriosamente, não chegarão ____ ser cidadãos ativos. Não podemos perder essa nova geração, ____ qual atribuímos o futuro do país.


Em conformidade com as regras de emprego do sinal indicativo de crase, as lacunas do texto devem ser preenchidas, respectivamente, por:

  • A à … a … à
  • B à … à … à
  • C à … à … a
  • D a … a … à
  • E a … à … a